Base dudow 089 2000 – Questão 42

Linguagens / Literatura / Comparações - Obras, estilos, autores e outros / Diferentes escolas literárias
O Realismo e o Naturalismo são movimentos surgidos na segunda metade do século XIX, marcado por transformações econômicas, científicas e ideológicas.
Sobre esses dois movimentos, assinale a alternativa incorreta.
a) Para o escritor realista, a neutralidade diante do tema é imprescindível. Para isso, usa a narrativa em terceira pessoa. O naturalista observa também esse princípio, acrescentando uma aproximação das ciências experimentais e da filosofia positivista.
b) O realismo brasileiro teve poucos seguidores e uma de suas figuras marcantes foi Machado de Assis. Euclides da Cunha, com "Os Sertões", foi outra figura de destaque no movimento.
c) O Naturalismo é considerado um prolongamento do Realismo, pois assume todos os princípios e as características deste, acrescentando-lhe, no entanto, uma visão cientificista da existência. No Brasil, o Naturalismo foi iniciado por Aluísio de Azevedo, que publicou "O Mulato", "Casa de Pensão" e "O Cortiço".
d) Ambos, Machado de Assis e Aluísio de Azevedo, iniciaram-se na estética romântica. Posteriormente, o primeiro seguiu a estética realista, e o segundo, a estética naturalista.
e) A fase realista de Machado de Assis pode ser observada nos seus contos e romances. Entre eles, se destacam "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro", obras em que abordou temas como o adultério, o parasitismo social, a loucura e a hipocrisia.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 4
Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa: ...
Base dudow 2000 – Questão 48
As cousas do mundo ...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 45
É correto apontar como característico do Realismo-Naturalismo, no trecho dado, o enfoque dos seguintes temas: a) pobreza; taras e conflitos sexuais dos diferentes grupos sociais. b) crueldade; abusos dos religiosos e da nobreza. c) escravidão; luta por justiça social e preservação das liberdades individuais. d) deformação do caráter; desajustes sociais e injustiças humanas. e) racismo; retrato de fatos históricos e de tipos sociais brasileiros.