Base dudow 089 2000 – Questão 35

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Características - Realismo e Naturalismo
Este honesto tabelião era um dos homens mais perspicazes do século. Está morto: podemos elogiá-lo à vontade. Tinha um olhar de lanceta, cortante e agudo. Ele adivinhava o caráter das pessoas que o buscavam para escriturar os seus acordos e resoluções; conhecia a alma de um testador muito antes de acabar o testamento; farejava as manhas secretas e os pensamentos reservados. Usava óculos, como todos os tabeliães de teatro; mas, não sendo míope, olhava por cima deles, quando queria ver, e atrás deles, se pretendia não ser visto. Finório como ele só, diziam os escreventes. Em todo o caso, circunspecto. Tinha cinqüenta anos, era viúvo, sem filhos, e, para falar como alguns outros serventuários, roia muito caladinho os seus duzentos contos de réis.
 Neste trecho é marcante a seguinte característica do Realismo:
 a) Composição objetiva da personagem, tanto em seus traços externos mais reveladores quanto pela análise precisa de sua personalidade.
b) Atitude moralizante do narrador, empenhado na defesa de reformas sociais e na denúncia dos poderosos, a quem satiriza impiedosamente.
c) Análise das determinações biológicas que marcam o caráter da personagem, comumente caracterizado pela hipocrisia e pela falta de ética.
d) Apresentação detalhada do meio em que atua a personagem, convicto que está o narrador de que o cenário social importa mais que o indivíduo.
e) Defesa de uma tese política, desenvolvida a partir da análise das contradições entre os interesses de classe das personagens retratadas.
 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 10
O poema que se segue integra o volume intitulado Muitas vozes, publicado por Ferreira Gullar no ano de 1999. ...
UERJ 2009 – Questão 11
De toda essa embrulhada o pensamento dele sacou bem clarinha uma luz A luz do pensamento final do personagem revela-se libertadora, pois permite ao herói superar a seguinte dificuldade expressa no texto: a) “A inteligência do herói estava muito perturbada.” b) “Tomou-o um respeito cheio de inveja por essa deusa” c) “Mas as três cunhãs deram muitas risadas” d) “Não concluiu mais nada porque inda não estava acostumado com discursos”
Base dudow 2000 – Questão 39
Que ideia fundamental do Romantismo encontramos na seguinte estrofe do Hino Nacional? "Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó Liberdade, Desafia nosso peito a própria morte!" a) Igualdade. b) Liberdade. c) Evasão. d) Idealização. e) Sentimentalismo.
Base dudow 2000 – Questão 66
Com relação às eras da literatura portuguesa, assinale: Literatura Portuguesa: (M) Era Medieval. (C) Era Clássica. (R) Era Romântica. ( ) Maneirismo. ( ) Simbolismo. ( ) Realismo. ( ) Humanismo. ( ) Trovadorismo. a) C-R-R-R-M b) C-R-R-M-M c) M-R-R-M-C d) R-M-M-C-R e) M-R-C-R-M
FUVEST 2017 – Questão 12
Dentre os recursos expressivos empregados no texto, tem papel preponderante a ...