Base dudow 089 2000 – Questão 3

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
No romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, a sintonia com os ideais naturalistas é acentuada pela seguinte característica básica da história.
a) O personagem sobrepõe-se ao ambiente.
b) O psicológico sobrepõe-se ao social.
c) O trabalho sobrepõe-se ao capital.
d) A força sobrepõe-se à razão.
e) O coletivo sobrepõe-se ao individual.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 32
Uma coisa ninguém discute: se Zacarias morreu, o seu corpo não foi enterrado. ...
FGV Administração 2011 – Questão 27
A visão da história do Brasil como inerte e repetitiva, marcante no excerto, deve grande parte de sua força literária ao fato de o texto empregar, em sua construção, a) personificações satíricas, que concretizam visualmente as ideias. b) a enumeração caótica de elementos díspares. c) metáforas que se desdobram, constituindo alegorias. d) a reiteração de afirmações irônicas. e) a alternância dos discursos direto e indireto
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 34
Quebranto ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 6
O estilo dos versos de Casimiro de Abreu: a) é brando e gracioso, carregado de musicalidade nas redondilhas maiores. b) traduz-se em linguagem grandiosa, por meio das quais estabelece a crítica social. c) é preciso e objetivo, deixando em segundo plano o subjetivismo. d) reproduz o padrão romântico da morbidez e melancolia. e) é rebuscado e altamente subjetivo, o que o aproxima do estilo de Castro Alves.
FUVEST 2009 – Questão 15
As marcas linguísticas e o modo de organização do discurso que caracterizam o texto são, respectivamente, a) verbos no presente e no passado; descritivo-narrativo. b) substantivos e adjetivos; descritivo-dissertativo. c) substantivos; narrativo-dissertativo. d) frases nominais; apenas narrativo. e) adjetivos substantivados; apenas descritivo.