Base dudow 088 2000 – Questão 54

Linguagens / Literatura / Humanismo / O Teatro de Gil Vicente
Sobre Gil Vicente e sua obra  Auto da Barca do Inferno, assinale a alternativa correta. 
a) Respeita apenas o poder da Igreja. 
b) Centra suas  críticas nos membros das classes baixas. 
c) Conserva a lei das três unidades básicas do teatro clássico. 
d) Identifica suas personagens pela ocupação ou pelo tipo social de cada uma delas.
e) Evita fazer um confronto entre a Idade Média e o Renascimento Medievalista (Teocentrismo versus Antropocentrismo).

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 47
Os poemas de Álvares de Azevedo desenvolvem atmosferas variadas que vão do lirismo mais ingênuo ao erotismo, com toques de ironia, tristeza, zombaria, sensualidade, tédio e humor. Estas características demonstram: a) A carga de brasilidade do seu autor. b) A preocupação do autor com os destinos de seus pais. c) Os aspectos neoclássicos que ainda persistem nos versos desse autor. d) O ultrarromantismo, marcante nesse autor. e) O aspecto social de seus versos.
Base dudow 2000 – Questão 13
Da leitura do poema Canção Quero um dia para chorar. Mas a vida vai tão depressa! E é preciso deixar contida a tristeza, para que a vida, que acaba quando mal começa, tenha tempo de se acabar. (Cecilia Meireles) depreende-se: a) A ânsia de não se expor publicamente. b) Uma crítica ao sentimentalismo exacerbado. c) Uma atitude de revolta diante da ideia de morte. d) A busca de individualidade inerente ao homem. e) A constatação da fugacidade da vida.
FATEC 2009 – Questão 45
Assinale a alternativa em que está explicitada a referência do termo eficientes, destacado na sentença – "E estão se mostrando eficientes". a) Ferramenta de aproximação entre Jovens sauditas. b) Teatros, cinemas e boates, que foram fechados. c) Cafés que oferecem acesso à internet. d) Hábitos considerados ocidentalizados. e) Cidades pequenas do país.
Base dudow 2000 – Questão 37
Da leitura do poema Canção, de Cecília Meireles, depreende-se: Quero um dia para chorar. Mas a vida vai tão depressa! e é preciso deixar contida a tristeza, para que a vida, que acaba quando mal começa, tenha tempo de se acabar. (Cecília Meireles) a) a ânsia de não se expor publicamente. b) a constatação da fugacidade da vida. c) uma crítica ao sentimentalismo exacerbado. d) uma atitude de revolta diante da ideia de morte.
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 111
Um dia, meu pai tomou-me pela mão, minha mãe beijou-me a testa, molhando-me de lágrimas os cabelos e eu parti. ...