Base dudow 088 2000 – Questão 31

Linguagens / Literatura / Trovadorismo / Traços característicos Trovadorismo
Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e maldizer:
a) A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida.
b) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do "equívoco", da ambiguidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.
c) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram frequentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar.
d) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galegos portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura  (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de  a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade.
e) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos Gil vicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 64
As afirmações abaixo referem-se ao Romantismo, exceto uma. Assinale-a: a) Tem como característica básica a expressão do “eu”, do mundo interior do artista. b) Teve início na Alemanha e na Inglaterra, no século XVIII. c) Representou um período decisivo no desenvolvimento da literatura brasileira. d) Sua fase mais importante no Brasil coincidiu com a permanência de D. João VI no Rio de Janeiro.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 103
Ele se aproximou e com a voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe: ...
UFSM 2012 ps1 - todas menos Fil, H, G, Esp - resol. no final 2012 – Questão 14
A beleza da forma física feminina constituiu assunto predileto da poesia arcádica brasileira. Leia as seguintes estrofes da Lira 27, de Tomás Antônio Gonzaga: ...
Base dudow 2000 – Questão 4
Qual a figura de linguagem que se encontra na frase ― O amor deixará de variar, se for firme, mas não deixará de tresvariar, se é amor? a) Antítese b) Paradoxo c) Metáfora d) Paronomásia (trocadilho) e) Hipérbole
UNESP (julho) 2011 – Questão 17
Embora em muitas versões da letra de Boiadeiro apareça escrita no terceiro verso a palavra cabeças, no plural, no canto essa palavra deve ser entoada no singular. Isso se deve à necessidade de a) eliminar o ruído sibilante do s, que é pouco musical. b) informar que se trata de poucos bois. c) deixar claro que, quando se trata de “gado”, cabeça só se usa no singular. d) manter a sequência do verso com doze sílabas. e) fazer a concordância com pouco e nada.