Base dudow 086 2000 – Questão 41

Ciências Humanas / História / A República Oligárquica / Campos Sales
"Pouco a pouco, [os cafeicultores] se afastam das tarefas ligadas à gestão direta das plantações, que são confiadas a administradores. Eles se estabelecem nas grandes cidades, sobretudo em São Paulo. Suas atividades de comerciantes não se conciliavam com uma ausência prolongada dos centros de negócios cafeeiros”.
(Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil apud Rubim Santos Leão de Aquino et alii,  "Sociedade brasileira: uma história através dos movimentos sociais").
 
Considerando a estrutura econômica brasileira no século XIX e os dados presentes no texto, é correto afirmar que:
a) enquanto os produtores de açúcar do nordeste detinham o controle sobre todas as etapas da produção - do plantio da cana até a comercialização com grandes negociantes estrangeiros - os cafeicultores especializaram-se apenas na produção, obtendo com isso grandes lucros.
b) a alta produtividade - com o decorrente lucro maior do que o obtido pelo açúcar e tabaco - dos cafeicultores paulistas e fluminenses foi resultado da opção de utilizar-se prioritariamente a mão de obra livre e assalariada desde 1850, quando se efetivou o fim do tráfico negreiro para o Brasil.
c) os cafeicultores eram mais do que simples produtores de café, pois também atuavam em outras áreas econômicas, como a que comercializava o café, o que permitia uma maior circulação interna do capital e uma maior concentração dos lucros nas mãos desses produtores.
d) a expansão cafeeira, assim como toda a estrutura econômica do Segundo Reinado, seguiu a lógica que estava presente na organização da economia colonial, pois essa atividade não incorporou os avanços tecnológicos oferecidos pela chamada Segunda Revolução Industrial.
e) a lei Eusébio de Queiroz e a lei de Terras, ambas de 1850, foram decisivas para o avanço da produção cafeeira no vale do Paraíba e no oeste paulista, pois incentivaram a entrada de imigrantes nessas regiões e democratizaram o acesso à propriedade fundiária de pequeno e médio porte.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 14
A partir da década a de 1970, inúmeros eventos foram realizados em vários países, abordando problemas mundiais e propondo planos de ação. As conferências mundiais atraem a atenção de vários setores da sociedade, especialmente dos meios de...
UERJ 2012 – Questão 59
O capitalismo do século XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos investimentos empresariais irracionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essa desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias avançadas:...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 26
A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 46
Entenda a crise na Ucrânia ...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 13
As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o...