Base dudow 086 2000 – Questão 21

Ciências Humanas / História / Neocolonialismo / Colonização da África e Ásia
A partir das últimas décadas do século XIX, uma nova onda colonialista levou à partilha quase total da África e da Ásia entre países industrializados. Sobre esta fase imperialista, é correto afirmar que foi motivada fundamentalmente:
a) Pelo interesse de importar bens manufaturados da Índia, China e África islâmica e foi estimulada pelos países industriais emergentes: Bélgica, Alemanha e Japão.
b) pela política religiosa e missionária de difundir o cristianismo no mundo e foi liderada pelos países católicos europeus, como a França e a Bélgica.
c) pela exigência do conhecimento científico positivista de ocupar os territórios a serem estudados e foi impulsionada pela Grã-Bretanha.
d) pela necessidade de adquirir facilmente matéria-prima a baixo custo e foi facilitada pela política imperialista dos Estados Unidos.
e) pelo interesse de continuar a expandir o capitalismo num período de crise e teve à sua frente à França e a Grã-Bretanha.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 83
Na década de 1970, agricultores também foram atraídos por propaganda semelhante à do período cafeeiro. Foram alvos desta propaganda, principalmente, ...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 35
O texto descreve o atual processo social e territorial em Salvador com o termo “gentrificação”. Pelo contexto apresentado, pode-se entender que o termo “gentrificação” designa o processo de ...
Base dudow 2000 – Questão 52
Observe os mapas. ...
Base dudow 2000 – Questão 38
Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca, carmelita de origem humilde, teve importante atuação como líder popular e como jornalista político do "Tifis" pernambucano. Já no primeiro número do jornal, Frei Caneca denunciava o despotismo do poder...
Base dudow 2000 – Questão 46
Dentre os fatores responsáveis pelo chamado Renascimento Comercial e Urbano, que ocorre a partir do século XI na Europa Ocidental, NÃO se pode referir: a) a diminuição de epidemias e pestes. b) o término das grandes invasões. c) a amenização dos costumes guerreiros da nobreza. d) o desaparecimento das corporações de ofício nas cidades. e) a queda da mortalidade e o aumento da natalidade na população.