Base dudow 085 2000 – Questão 23

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / As Bandeiras
"Os bandeirantes foram romantizados (...) e postos como símbolo dos paulistas e do progresso, associação enobrecedora. A simbologia bandeirante servia para construir a imagem da trajetória paulista como um único e decidido percurso rumo ao progresso, encobrindo conflitos e diferenças”.
Abud, K. Maria. In: Matos, M. I. S. de São 
Paulo e Adoniram Barbosa.
 
Ainda que essa imagem idealizada do bandeirante tenha sido uma construção ideológica, sua importância, no período colonial brasileiro, decorre: 
a) de sua iniciativa em atender à demanda de mãode-obra escrava do Brasil Holandês, durante o governo de Maurício de Nassau. 
b) de sua extrema habilidade para lidar com o nativo hostil, garantindo sua colaboração espontânea na busca pelo ouro. 
c)  da colaboração dos mesmos na formação das Missões Jesuíticas, cujo objetivo era a proteção e catequização de índios tupis, obstáculo à ocupação do território colonial.
d) de sua atuação decisiva na Insurreição Pernambucana, que resultou na expulsão dos holandeses do nordeste, em 1654, considerada como o primeiro movimento de cunho emancipacionista da colônia. 
e) de sua colaboração no processo de expansão territorial brasileira, à medida que ultrapassou o Tratado de Tordesilhas e fundou povoados, garantindo, futuramente, o direito de Portugal sobre essas terras. 
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 42
A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 28
A confusão era grande e ficou ainda maior depois do discurso do presidente norte-americano Barack Obama em defesa da guerra, ao receber o Prêmio Nobel da Paz de 2009. Como liberal, Obama poderia ter utilizado os argumentos do filósofo alemão...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 36
A partir do texto, pode-se concluir que o centro histórico de Salvador ...
FUVEST 2008 – Questão 71
Na atualidade, praticamente todos os dirigentes políticos no Brasil e no mundo dizem-se defensores dos padrões democráticos e valores republicanos. Na Antiguidade, tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia ateniense como na República Romana, quando predominaram a) a liberdade e o individualismo. b) o debate e o bem público. c) a demagogia e o populismo. d) o consenso e o respeito à privacidade. e) a tolerância religiosa e o direito civil.
ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 52
O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução cultural: "É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de...