Base dudow 083 2000 – Questão 71

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
PASSO NO RUMO CERTO
 
     Na semana passada, a claque*1 convocada para a inauguração de um aeroporto na cidade mineira de Uberlândia ouviu de Lula a seguinte frase: “Quero dizer que a crise é extremamente grave. Em horas de crise é preciso ter muita paciência para não tomar decisão precipitada, não se deixar levar pelo estado emocional, mas, sim, pela razão.” Embora o presidente já tenha se manifestado a respeito da difícil situação política em diversas ocasiões (não raro para negar a sua realidade, como se tudo não passasse de uma alucinação coletiva promovida por prestidigitadores da elite, mas deixemos isso de lado), foi a primeira vez que ele uniu à palavra “crise” um advérbio de intensidade, “extremamente”, e um adjetivo grandiloquente, “grave”. O encadeamento de tais termos permite supor que Lula finalmente (no que pode ser considerado um advérbio de alívio) reconheceu a existência de fissura ética, política e criminosa que há mais de 100 dias se aprofunda mais e mais, levando o governo de cambulhada*2.
     Nessa hipótese, e não se quer aqui evocar o doutor Pangloss, aquele personagem de Voltaire para quem todos vivíamos no melhor dos mundos, é uma ótima notícia o presidente ter admitido que o horizonte anda carregado. Pelo simples motivo de que, para sanar um problema, qualquer que seja ele, é preciso antes de mais nada reconhecer sua existência. Caberia agora a Lula contribuir para que a resolução da crise seja efetiva, não deixando margem à impressão olfativa de que tudo terminará em pizza. O presidente volta e meia afirma que não tem como interferir no andamento das investigações e das punições. Não é verdade. Pelo peso de seu cargo, e sem extrapolar suas atribuições constitucionais, Lula, pode sim, proceder a que corrompidos e corrompedores, no Legislativo e no Executivo, sintam na carne e na biografia que não sairão impunes dos crimes de desvio de dinheiro público, formação de quadrilha e tráfico de influência. Ao empenhar-se com afinco nesse objetivo, movido pela razão e sem emocionalismos, o presidente prestaria ao mesmo tempo um grande serviço ao Brasil e a si próprio.
VEJA, Editorial, 7 jul. de 2005.
 
*1 claque – reunião de pessoas combinadas para aplaudirem nos teatros
 
*2 de cambulhada - em confusão
Sobre o texto “Passo no rumo certo”, é correto afirmar:
 
a) Ao dizer que “é preciso ter muita paciência”, o presidente deixa transparecer sua opinião de que a crise não é ética.
b) Na situação relatada, o presidente explica a crise como uma alucinação coletiva promovida pela elite.
c) O presidente Lula e o autor têm a mesma opinião a respeito do procedimento a ser adotado no andamento das investigações e das punições.
d) Se a crise não for solucionada da forma como deve ser, além de o país ser prejudicado, o presidente terá sua imagem comprometida.
e) A punição dos responsáveis não deve comprometer a sua vida política.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 124
Veja. Nº 14, 7 abr. 2010 As modernas técnicas de comunicação estão associadas aos impactos da mensagem. Nesse texto, a intenção é a) alertar para os perigos dos animais domésticos. b) mostrar os cuidados com os cães de estimação. c) registrar um protesto contra a prisão de animais. d) sugerir brincadeiras de crianças com os cães. e) valorizar a adoção como saída para dramas sociais
Base dudow 2000 – Questão 42
Há, na língua portuguesa, palavras que apresentam certa semelhança na escrita ou na pronúncia, mas são diferentes no significado. São as chamadas parônimas. É o caso de mandato e mandado. ...
ENEM 2008 – Questão 17
A linguagem utilizada pelos chineses há milhares de anos é repleta de símbolos, os ideogramas, que revelam parte da história desse povo. Os ideogramas primitivos são quase um desenho dos objetos representados. Naturalmente, esses desenhos...
Base dudow 2000 – Questão 1
Barcos de Papel ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 12
... ultrapassou e saiu iniciando um show de resistência, em passadas vigorosas e perfeitas... A palavra da língua inglesa show apresenta, na passagem acima, o sentido de: a) escândalo. b) exibição. c) diálogo. d) protesto. e) filme.