Base dudow 082 2000 – Questão 28

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Pronome
Assinale o período cuja redação está inteiramente correta quanto à norma culta. 
a) Esse esquema que regula os meios de comunicação de massa é peculiar ao receptor.
b) A propaganda que tanto falamos é menos poderosa do que se pensa.
c) O Corinthians, que o texto se refere, leva seus torcedores a acenderem velas.
d)  O povo, de cujo se espera tanto, traduz a seu modo algumas imagens da televisão.
e) Algumas entidades de macumba que o povo pede socorro estão no imaginário popular.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 28
Todas as frases estão corretas quanto ao uso do particípio, EXCETO: a) Ela tinha acendido o fogo. b) Eu havia entregado os documentos na secretaria. c) O jogador foi expulso do jogo. d) Sua mesa não está limpa. e) Eles não haviam impresso o trabalho.
FGV Economia 2010 – Questão 35
Assinale a alternativa em que, sem incoerência com o sentido do texto, reescreve-se corretamente quanto à regência o trecho: ... entre elas cobrar por um livro cuja ideia central é uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito. ...
Base dudow 2000 – Questão 33
Na frase "Em suas pupilas reluzem medo e ódio de todos e de tudo", o verbo: a)está no plural concordando com o sujeito suas pupilas. b)só pode vir no plural porque o sujeito da oração é composto. c)pode figurar no singular porque os núcleos do sujeito são palavras sinônimas. d)está no plural porque os núcleos do sujeito se apresentam em gradação de ideias. e)pode vir no singular concordando com o núcleo mais próximo do sujeito que o segue.
Base dudow 2000 – Questão 20
É comum que, na formação das palavras da língua portuguesa, algumas se tenham consagrado com prefixo latino e outras se tenham consagrado com prefixo grego, ambos com o mesmo significado. Isso acontece em qual alternativa? a) Ditirambo e exaltação. b) Progresso e pregresso. c) Diversidade e desgarrar. d) Diáfano e tranquilo. e) Ambidestro e anfibologia.
Base dudow 2000 – Questão 36
Assinale a alternativa correta quanto ao uso e grafia das palavras. a) Na atual conjetura, nada mais se pode fazer. b) O chefe deferia da opinião dos subordinados. c) O processo foi julgado em segunda estância. d) O problema passou inteiramente despercebido da votação. e) Os criminosos espiaram suas culpas no exílio.