Base dudow 077 2000 – Questão 57

Ciências da Natureza / Biologia / Invertebrados: Grupos mais Complexos
Os artrópodes constituem o mais numeroso grupo animal existente na Terra: de cada quatro animais, três são artrópodes. O nome desse filo deriva do fato de todos os animais pertencentes a esse Táxon possuírem pernas articuladas, assim como as demais extremidades, representadas pelas antenas e peças bucais.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar em relação aos artrópodes que:
a) os insetos apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas na cabeça, três pares de pernas no tórax e podem ou não ter asas.
b) os echinodermos são animais acelomados, triblásticos e cujas características se aproximam dos cordados por serem protostômios.
c) os aracnídeos apresentam geralmente seu corpo dividido em cefalotórax e abdome, um par de antenas, quatro pares de pernas no abdome e quelíceras.
d) os crustáceos possuem um exoesqueleto quitinoso, dois pares de antenas na região cefálica, dois olhos compostos e geralmente pedunculados e, ao redor da boca, dois pares de mandíbulas.
e) os diplópodes, como o piolho-de-cobra, possuem corpo dividido em cabeça e tronco, dois pares de patas por segmento do tronco, dois pares de antenas e um par de mandíbulas.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2002 – Questão 49
Nos peixamentos – designação dada à introdução de peixes em sistemas aquáticos, nos quais a qualidade da água reduziu as populações nativas de peixes – podem ser utilizados peixes importados de outros países, peixes produzidos em...
Base dudow 2000 – Questão 11
Os insetos reúnem o maior número de espécies animais conhecidas, sendo, portanto, o grupo mais diversificado dentro dos artrópodes e, consequentemente, dentre todos os animais. Os diferentes grupos de artrópodes podem ser identificados com base...
UNESP (julho) 2010 – Questão 67
Do metabolismo das proteínas pelos animais resultam produtos nitrogenados, como a amônia, a uréia e o ácido úrico. ...
Base dudow 2000 – Questão 2
Nos últimos anos, o açaí vem-se destacando no cenário nacional como uma bebida energética, muito consumida por esportistas, principalmente halterofilistas, que consomem grandes quantidades de calorias durante os treinamentos. ...
UEL 2010 – Questão 12
A utilização do soro imune é o tratamento utilizado contra a peçonha de cobras, aranhas, escorpiões e lacraias. As peçonhas, utilizadas para produção do soro, são retiradas de glândulas localizadas em diferentes locais do corpo desses...