Base dudow 074 2000 – Questão 47

Linguagens / Literatura / Romantismo / Portugal: Autores da Segunda Geração
Simão, meu esposo. Sei tudo... Está conosco a morte. Olha que te escrevo sem lágrimas. A minha agonia começou há sete meses. Deus é bom, que me poupou ao crime. Ouvi a notícia da tua próxima morte, e então compreendi porque estou morrendo hora a hora. Aqui está o nosso fim, Simão!... Olha as nossas esperanças! Quando tu me dizias os teus sonhos de felicidade, eu te dizia os meus!... Que mal fariam a Deus os nossos inocentes desejos?!... Porque não merecemos nós o que tanta gente tem?... Assim acabaria tudo, Simão? Não posso crê-lo! A eternidade apresenta-se-me tenebrosa, porque a esperança era a luz que me guiava de ti para a fé. Mas não pode findar assim o nosso destino. Vê se podes segurar o último fio da tua vida a uma esperança qualquer. Ver-nos-emos num outro mundo, Simão? Terei eu merecido a Deus contemplar-te? Eu rezo, suplico, mas desfaleço na fé quando me lembram as últimas agonias do teu martírio. As minhas são suaves; quase que as não sinto. Não deve custar a morte a quem tiver o coração tranquilo. O pior é a saudade, saudade daquelas esperanças que tu achavas no meu coração, adivinhando as tuas. Não importa, se nada há além desta vida. Ao menos, morrer. Se tu pudesses viver agora, de que te serviria? Eu também estou condenada, e sem remédio. Segue-me, Simão! Não tenhas saudades da vida, não tenhas, ainda que a razão te diga que podias ser feliz, se me não tivesses encontrado no caminho por onde te levei à morte... E que morte, meu Deus!... Aceita-a! Não te arrependas. (...)
Camilo C. Branco. Amor de perdição
Assinale a alternativa correta.
a) Ao dizer que está "condenada", a personagem alude à inevitável separação do casal, já que o amor a força, paradoxalmente, à clausura do convento.
b) A primeira pessoa do discurso é Mariana, que antevê seu trágico destino, uma vez que morrerá no mar, abraçada ao cadáver de Simão no desfecho do romance.
c) O excerto faz menção à "notícia de uma próxima morte", referindo-se à condenação de Simão à pena capital por ter matado Baltazar, pai de sua amada.
d) A primeira pessoa do discurso é Tereza, narradora do romance, por quem Simão, o protagonista, alimenta um amor puro e arrebatador.
e) A eminente sorte de Simão a que o excerto faz referência representa, metaforicamente, a forma como a sua amada interpreta a separação, ou seja, sua condenação ao degredo na Índia.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 110
E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência....
UERJ 2005 – Questão 5
Amar, verbo intransitivo nos fala sobre a iniciação amorosa do adolescente Carlos por sua preceptora, Fräulein Elza, contratada pelo pai do rapaz para tal tarefa. No texto, a passagem que melhor resume as mudanças ocorridas no jovem em virtude da descoberta do amor é: a) “Carlos estava homem.” b) “A calma era exterior.” c) “Carlos também sentou.” d) “Aliás nem tinha pressa mais,”
UERJ 2010 – Questão 13
O texto oferece ao leitor informações sobre o filme filtradas pelo autor e somadas às suas avaliações pessoais. ...
Base dudow 2000 – Questão 57
Os fragmentos de poemas transcritos abaixo pertencem ao período modernista. Leia-os e identifique os respectivos autores. ...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 32
Uma coisa ninguém discute: se Zacarias morreu, o seu corpo não foi enterrado. ...