Base dudow 074 2000 – Questão 47

Linguagens / Literatura / Romantismo / Portugal: Autores da Segunda Geração
Simão, meu esposo. Sei tudo... Está conosco a morte. Olha que te escrevo sem lágrimas. A minha agonia começou há sete meses. Deus é bom, que me poupou ao crime. Ouvi a notícia da tua próxima morte, e então compreendi porque estou morrendo hora a hora. Aqui está o nosso fim, Simão!... Olha as nossas esperanças! Quando tu me dizias os teus sonhos de felicidade, eu te dizia os meus!... Que mal fariam a Deus os nossos inocentes desejos?!... Porque não merecemos nós o que tanta gente tem?... Assim acabaria tudo, Simão? Não posso crê-lo! A eternidade apresenta-se-me tenebrosa, porque a esperança era a luz que me guiava de ti para a fé. Mas não pode findar assim o nosso destino. Vê se podes segurar o último fio da tua vida a uma esperança qualquer. Ver-nos-emos num outro mundo, Simão? Terei eu merecido a Deus contemplar-te? Eu rezo, suplico, mas desfaleço na fé quando me lembram as últimas agonias do teu martírio. As minhas são suaves; quase que as não sinto. Não deve custar a morte a quem tiver o coração tranquilo. O pior é a saudade, saudade daquelas esperanças que tu achavas no meu coração, adivinhando as tuas. Não importa, se nada há além desta vida. Ao menos, morrer. Se tu pudesses viver agora, de que te serviria? Eu também estou condenada, e sem remédio. Segue-me, Simão! Não tenhas saudades da vida, não tenhas, ainda que a razão te diga que podias ser feliz, se me não tivesses encontrado no caminho por onde te levei à morte... E que morte, meu Deus!... Aceita-a! Não te arrependas. (...)
Camilo C. Branco. Amor de perdição
Assinale a alternativa correta.
a) Ao dizer que está "condenada", a personagem alude à inevitável separação do casal, já que o amor a força, paradoxalmente, à clausura do convento.
b) A primeira pessoa do discurso é Mariana, que antevê seu trágico destino, uma vez que morrerá no mar, abraçada ao cadáver de Simão no desfecho do romance.
c) O excerto faz menção à "notícia de uma próxima morte", referindo-se à condenação de Simão à pena capital por ter matado Baltazar, pai de sua amada.
d) A primeira pessoa do discurso é Tereza, narradora do romance, por quem Simão, o protagonista, alimenta um amor puro e arrebatador.
e) A eminente sorte de Simão a que o excerto faz referência representa, metaforicamente, a forma como a sua amada interpreta a separação, ou seja, sua condenação ao degredo na Índia.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 34
Assinale a alternativa que aponta o filósofo grego do século IV a.C. que definiu literatura como mimese, determinou as funções da literatura como sendo estética, catártica e cognitiva, além de classificar os gêneros literários em lírico, épico e dramático. a) Platão b) Cícero c) Sêneca d) Sócrates e) Aristóteles
UNESP 2017 – Questão 2
O humor presente na crônica decorre, entre outros fatores, do fato de o cronista a) debruçar-se sobre um antigo anúncio de besta desaparecida. b) esforçar-se por ocultar a condição rural do autor do anúncio. c) duvidar de que o autor do anúncio seja mesmo João Alves. d) empregar o termo “besta” em sentido também metafórico. e) acreditar na possibilidade de se recuperar a besta de João Alves.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 133
Desencaixotando Machado: a crônica está no detalhe, no mínimo, no escondido, naquilo que aos olhos comuns pode não significar nada, mas, uma palavra daqui, “uma reminiscência clássica” dali, e coloca-se de pé uma obra delicada de...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 20
Texto I ...
Base dudow 2000 – Questão 49
Assinale a alternativa incorreta com respeito ao Trovadorismo em Portugal. ...