Base dudow 074 2000 – Questão 11

Linguagens / Literatura / Romantismo / Características - Romantismo
Assinale o único item incorreto.
São características do Romantismo:
a) Tendência patriótica e nacionalista.
b) Exagero na emoção e no sentimento.
c) Preocupação formal.
d) Reação aos modelos clássicos.
e) Idealização.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 1
O Parnasianismo brasileiro foi um movimento. a) Poético do final do século XIX e início do século XX. b) Lítero-musical do final do século XVIII e início do século XIX. c) Poético do final do século XVIII e início do século XIX. d) Teatral do final do século XX. e) Lítero-musical do início do século XX.
Base dudow 2000 – Questão 3
O Romantismo foi introduzido no Brasil em 1836, com a publicação do livro: a) Os Timbiras, de Gonçalves Dias. b) Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães. c) A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. d) A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães. e) Primeiros cantos, de Gonçalves Dias.
UNESP 2016 – Questão 14
A musicalidade, as reiterações, as aliterações e a profusão de imagens e metáforas são algumas características formais do poema, que apontam para sua filiação ao movimento a) romântico. b) modernista. c) parnasiano. d) simbolista. e) neoclássico.
FATEC 2010 – Questão 53
Capitães de Areia é um romance, de Jorge Amado, que trata ...
Base dudow 2000 – Questão 55
O título “Romantismo”, no poema de Cecília Meireles, leva o leitor a uma expectativa de que haja elementos da poesia romântica expressos no texto. E, de fato, a autora utiliza estes elementos, entre os quais se destacam: ...