Base dudow 073 2000 – Questão 19

Linguagens / Literatura / Simbolismo / Simbolismo no Brasil
Assinale o que for INCORRETO a respeito da estética simbolista e da poesia de Cruz e Sousa.
a)  Os poetas simbolistas se opunham ao objetivismo cientificista dos realistas/naturalistas.
b)  Cruz e Sousa é o maior representante da estética simbolista no  país. Porém, nas primeiras décadas do século XX, observa-se uma grande expansão do Simbolismo no Sul do Brasil, sendo o Paraná um dos estados com maior número de manifestações poéticas dessa escola, seja pelas revistas que foram criadas, seja pelos poetas  que foram revelados.
c)  Verifica-se na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca pela espiritualidade, um dos temas predominantes na poesia de Cruz e Sousa.
d)  O Simbolismo brasileiro recupera de modo inequívoco os procedimentos e os temas do Romantismo, valorizando o sentimento nacionalista e as ideias abolicionistas.
e)  Para os simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 113
Estrada ...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 19
É correto afirmar que, nesse texto, ...
UNESP 2017 – Questão 8
No excerto, o escritor satiriza, sobretudo. a) a compra do perdão para os pecados cometidos. b) a preocupação do clero com a riqueza material. c) o desmantelamento da hierarquia eclesiástica. d) a concessão do perdão a almas pecadoras. e) o relaxamento dos costumes do clero.
Base dudow 2000 – Questão 22
Nas orações: Este livro é melhor do que aquele e Este livro é mais lindo do que aquele, há os graus comparativos: a) De superioridade, respectivamente sintético e analítico; b) De superioridade, ambos analíticos; c) De superioridade, ambos sintéticos; d) Relativos; e) Superlativos;
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 3
Assinale a alternativa em que o autor faz uso de sentido não-literal. a) “(...) todo cuidado é pouco (...)” b) “os juros prospectivos são infinitos.” c) “O desafio é fazer o melhor (...)” d) “(...) a morte é o fim definitivo de tudo (...)” e) “Se você dúvida de qualquer conclusão (...)”