Base dudow 073 2000 – Questão 13

Linguagens / Literatura / Pré-Modernismo / Lima Barreto
Considere as seguintes afirmações a respeito do romance "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto.
I. O protagonista não compreende bem o mundo em que vive, passando da ingênua crença no idealismo dos homens, vistos como capazes de construir um Brasil melhor, para o desencanto melancólico em relação às instituições e às suas escolhas pessoais.
II. Quaresma é condenado à morte, porque ofendeu moralmente o presidente da República, quando este não analisou suas propostas de reforma rural, nem atendeu às suas reivindicações.
III. No romance, são introduzidos personagens representativos do subúrbio do Rio de Janeiro, como Ricardo Coração dos Outros, com a sua fala popular e expressões típicas do brasileiro da época.
 
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas I e II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 42
Assim se pode definir o romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo: a) Relato da vida nas repúblicas estudantis do tempo do Império. b) Estudo da psicologia de um tipo de mulher brasileira, no ambiente rural. c) História de fidelidade ao amor de infância, na sociedade do Rio Imperial. d) Crônica de um caso de mistério, na sociedade carioca de fins do século. e) Narrativa sobre o problema da escravidão, na sociedade brasileira do século passado.
Base dudow 2000 – Questão 5
Qual o raciocínio que não se encontra no texto de Vieira? a) Cupido é sempre menino porque o amor nunca se torna maduro e racional. b) Cupido tem os olhos vendados porque o amor é cego e ignorante. c) A ignorância, assim como diminui a gravidade do crime, diminui o mérito do amor. d) Os homens não amam verdadeiramente a Cristo, porque não conhecem Cristo. e) Só Cristo de fato amou, porque amou sabendo.
UERJ 2009 – Questão 1
A argumentação do autor se pauta pela cautela, combatendo principalmente os discursos que fazem generalizações apressadas. ...
Base dudow 2000 – Questão 34
Quanto à linguagem naturalista: a) A descrição é empregada esporádica e excepcionalmente. b) A linguagem é predominantemente sinestésica. c) Há uma preocupação acentuada com detalhes e minúcias, tornando lenta a narrativa. d) A linguagem, muitas vezes, é técnica e científica. e) A linguagem naturalista acompanha as crenças científicas de sua época.
Base dudow 2000 – Questão 16
Auto da Barca do Inferno ...