Base dudow 072 2000 – Questão 22

Linguagens / Literatura / Romantismo / Brasil: Prosadores
Considere os dois fragmentos extraídos de "IRACEMA", de José de Alencar.
I. Onde vai a  afoita jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande vela? Onde vai como branca alcíone buscando o rochedo pátrio nas solidões do oceano? Três entes respiram sobre o frágil lenho que vai singrando veloce, mar em fora. Um jovem guerreiro cuja tez branca não cora o sangue americano; uma criança e um rafeiro que viram a luz no berço das florestas, e brincam irmãos, filhos ambos da mesma terra selvagem.
II. O cajueiro floresceu quatro vezes depois que Martim partiu das praias do Ceará, levando no frágil barco o filho e o cão fiel. A jandaia não quis deixar a terra onde repousava sua amiga e senhora. O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí a predestinação de uma raça? 
 
Ambos apresentam índices do que poderia ter acontecido no enredo do romance, já que constituem o começo e o fim da narrativa de Alencar. Desse modo, é possível presumir que o enredo apresenta
a) o relacionamento amoroso de Iracema e Martim, a índia e o branco, de cuja união nasceu Moacir, e que alegoriza o processo de conquista e colonização do Brasil. 
b)  as guerras entre  as tribos  tabajaras e pitiguara pela conquista e preservação do território brasileiro contra o invasor estrangeiro. 
c)  o rapto de Iracema pelo branco português Martim como forma de enfraquecer os adversários e levar a um pacto entre o branco colonizador e o selvagem dono da terra. 
d) a vingança de Martim, desbaratando o povo de Iracema, por ter sido flechado pela índia dos lábios de mel em plena floresta e ter-se tornado prisioneiro de sua tribo. 
e)  a morte de Iracema, após o nascimento de Moacir, e seu sepultamento junto a uma carnaúba, na fronde da qual canta ainda a jandaia.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 8
O poema confirma a opinião corrente a respeito do autor: a) poeta da dúvida e da descrença. b) poeta do sentimento da natureza. c) poeta de sentimentos "belos, doces e meigos". d) poeta da retórica apaixonada. e) poeta participante que fulmina a escravidão e a injustiça.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 38
Vó Clarissa deixou cair os talheres no prato, fazendo a porcelana estalar. Joaquim, meu primo, continuava com o queixo suspenso, batendo com o garfo nos lábios, esperando a resposta. Beatriz ecoou a palavra como pergunta, “o que é lésbica?”....
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 35
Essa lua enlutada, esse desassossego ...
UNESP 2010 – Questão 15
Identifique a alternativa que representa, por meio de letras, o esquema de rimas do soneto de Júlio César da Silva. a) ABBA CDDC EFE FEF b) ABBA ABBA CDC DCD c) ABBA BAAB CDE CDE d) ABBA BAAB CDC DCD e) ABBA CDDC EFG EFG
Base dudow 2000 – Questão 21
Obra que opõe a supremacia ariana e a energia do dominador sobre o mestiço fraco à harmonia entre os povos. a) Vidas Secas. b) Negrinha. c) Clara dos Anjos. d) Canaã. e) Malasarte.