Base dudow 069 2000 – Questão 3

Ciências da Natureza / Biologia / Excreção / Sistema Urinário Humano
Recentemente descobriram que quando aumenta a pressão nos átrios (aurículas) cardíacos, estes secretam um hormônio - o fator atrial - que tem ação direta sobre os néfrons, as unidades filtradoras dos rins. Entre outros efeitos, o fator atrial produz dilatação da arteríola aferente, combinada com a constrição da arteríola eferente (veja o esquema a seguir que representa um néfron).
Dessas informações, pode-se deduzir que a secreção de fator atrial provoca:
 a) maior filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sanguínea.
b) menor filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sanguínea.
c) maior filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sanguínea.
d) menor filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sanguínea.
 e) menor filtração glomerular, formação de mais urina, elevação da pressão sanguínea.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 45
O fenômeno que caracteriza o início do processo de neurulação nos cordados é a: a) formação do arquêntero. b) cavitação da mórula. c) formação do blastóporo. d) formação da notocorda. e) formação da placa neural.
Base dudow 2000 – Questão 32
O sistema nervoso periférico é constituído: a) da fração simpática, gânglios e nervos. b) da fração parassimpática, gânglios e nervos. c) do sistema autônomo, gânglios e nervos. d) dos nervos e gânglios espinais e simpáticos. e) dos nervos cranianos e dos nervos raquidianos.
UNESP (julho) 2005 – Questão 19
Uma das mais importantes propriedades do sangue é sua capacidade de se coagular, o que evita a sua perda excessiva quando um vaso é lesado. Assim que o sangue começa a sair do vaso lesado, na região do corte, ...
UFSJ Biologia 2012 – Questão 22
Uma indicação médica para um paciente que apresenta anemia ferropriva, ou seja, deficiência de ferro, é o consumo diário de carnes e verduras verde-escuras na alimentação. ...
Base dudow 2000 – Questão 53
Uma criança do sexo masculino, que acaba de nascer, tem como pai um indivíduo que apresenta hemofilia e é normal com relação ao daltonismo. Sua mãe é portadora do gene para o daltonismo, mas não para o gene da hemofilia. Quanto a essa criança, podemos afirmar que: a) tem 50% de chance de ser daltônica. b) tem 50% de chance de ser hemofílica. c) tem 25% de chance de ser hemofílica. d) tem 75% de chance de ser daltônica. e) não tem chance de ser daltônica.