Base dudow 067 2000 – Questão 31

Ciências Humanas / História / Colonização Espanhola / Colônias Espanholas
Leia o texto a seguir. 
Um dos períodos [da história  do México] mais riscados, apagados e emendados com maior fúria tem sido a da Nova Espanha. (...) A Nova Espanha não se parece nem com o México pré-colombiano nem com o atual. E muito menos com a Espanha, embora tenha sido um território submetido à coroa espanhola.
PAZ, O. Sóror Juana Inés de la Cruz: "As Artimanhas da Fé". 
São Paulo: Mandarim, 1998.
 
Sobre a sociedade colonial construída em Nova Espanha, é correto afirmar que:
a) se apoiava como na sociedade colonial da brasileira, em uma divisão bipolar  entre senhores europeus de um lado e escravos africanos do outro, visto que os indígenas haviam sido quase absolutamente exterminados no processo de conquista por doenças ou pela violência do 
colonizador.
b) se distinguia de outras sociedades coloniais, pois as diferenças sociais presentes nela eram de classe e não de cunho étnico: não importava a cor da pele para a determinação de um lugar social, mas as posses de um indivíduo.
c) se tratava como em outras sociedades coloniais, de uma sociedade de superiores e de inferiores que, entretanto, reconhecia os mestiços, filhos de senhores brancos com mulheres indígenas, como fazendo parte da elite política local, sendo chamados criollos.
d) Recaíam, exclusivamente, os privilégios da sociedade colonial sobre a minoria branca que apresentava, contudo, uma divisão interna entre aqueles brancos nascidos na Europa, ocupantes dos cargos de nível superior, e aqueles nascidos na América, ocupantes de posições claramente secundárias na hierarquia social.
e) se constituía em uma sociedade com uma estrutura hierárquica bem clara, em cuja base se encontravam os grupos desprovidos de quaisquer direitos sociais: índios e negros africanos, ambos trabalhando como escravos e sendo tratados exclusivamente como mercadoria, vendidos e comprados em grandes mercados nas principais cidades mexicanas.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 28
Uma análise das relações sociais de poder no Brasil Império mostra mudanças importantes com relação ao período colonial. Na época do Império, a sociedade brasileira: ...
FUVEST 2006 – Questão 35
“O que mais espanta os Índios e os faz fugir dos Portugueses, e por consequência das igrejas, são as tiranias que com eles usam, obrigando-os a servir toda sua vida como escravos, apartando mulheres de maridos, pais de filhos, ferrando-os,...
UFABC 2008 – Questão 63
PCB disputa vagas no Legislativo ...
ENEM 1ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 41
O canto triste dos conquistados: os últimos dias de Tenochtitlán ...
FUVEST 2006 – Questão 38
“Para mim, o mais absurdo dos costumes vale mais do que a mais justa das leis. A nossa legislação alemã contenta-se com evocar o espírito atual, notadamente o espírito francês, mas não faz alusão ao espírito do povo”. Essa frase do alemão William Gerlach, em 1810, exprime uma visão a) liberal e democrática. b) romântica e nacionalista. c) socialista e comunitária. d) teocrática e tradicionalista. e) conservadora e realista.