Base dudow 066 2000 – Questão 38

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Política Externa
A Guerra do Paraguai foi um conflito muito sangrento e se estendeu de dezembro de 1864 a março de 1870, envolvendo a "Tríplice Aliança" (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai, que foi derrotado. Levando-se em conta os fatores históricos desse processo, é INCORRETO afirmar que:
 
a) Esta guerra marcou a formação do exército brasileiro e o apogeu e decadência da monarquia brasileira.
b) O Paraguai no século XIX era um país diferente do conjunto latino-americano, por ter alcançado um progresso econômico autônomo.
c) Sob o comando de Caxias, foi tomada Assunção. Após a tomada da capital paraguaia, o conde D'Eu assumiu como general em chefe as forças aliadas até a morte de Solano Lopes, quando teve fim a guerra.
d) A guerra foi responsável pela morte de mais de 90% da população masculina do Paraguai com mais de 20 anos, sobrevivendo apenas idosos, crianças e mulheres.
e) O Brasil não teve uma perda significativa de homens e nem tampouco endividamento externo. Na verdade, o Brasil foi o grande beneficiário desse conflito, impondo sua hegemonia por toda bacia Platina.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 23
“As tendências da moda, literatura, música, cinema, esportes, política, vida familiar refletem a mentalidade de uma época. E os mercados de ações registram, da mesma forma, essa mentalidade prevalecente. Os preços das...
UNICAMP 2011 – Questão 33
Em carta ao rei D. Manuel, Pero Vaz de Caminha narrou os primeiros contatos entre os indígenas e os portugueses no Brasil: “Quando eles vieram, o capitão estava com um colar de ouro muito grande ao pescoço. Um deles fitou o colar do Capitão, e...
Base dudow 2000 – Questão 55
Na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, mais exatamente em 1937, a divulgação do Plano Cohen: ...
UNICAMP 2012 – Questão 34
No trecho apresentado, o autor: a) argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política. b) reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais. c) defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos. d) denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.
UFSCar - Quí, Mat e His 2007 – Questão 24
Observe os desenhos, elaborados no início do século XIX por Francisco Goya e que representam pessoas condenadas pela Inquisição. ...