Base dudow 066 2000 – Questão 38

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Política Externa
A Guerra do Paraguai foi um conflito muito sangrento e se estendeu de dezembro de 1864 a março de 1870, envolvendo a "Tríplice Aliança" (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai, que foi derrotado. Levando-se em conta os fatores históricos desse processo, é INCORRETO afirmar que:
 
a) Esta guerra marcou a formação do exército brasileiro e o apogeu e decadência da monarquia brasileira.
b) O Paraguai no século XIX era um país diferente do conjunto latino-americano, por ter alcançado um progresso econômico autônomo.
c) Sob o comando de Caxias, foi tomada Assunção. Após a tomada da capital paraguaia, o conde D'Eu assumiu como general em chefe as forças aliadas até a morte de Solano Lopes, quando teve fim a guerra.
d) A guerra foi responsável pela morte de mais de 90% da população masculina do Paraguai com mais de 20 anos, sobrevivendo apenas idosos, crianças e mulheres.
e) O Brasil não teve uma perda significativa de homens e nem tampouco endividamento externo. Na verdade, o Brasil foi o grande beneficiário desse conflito, impondo sua hegemonia por toda bacia Platina.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2005 – Questão 55
(...) em diversas ocasiões, governadores, senhores de engenhos municipais convocaram sertanistas de São Paulo para empreender campanhas de “desinfestação” contra as populações revoltadas. (...) ...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 68
Futebol: de olho no lance ...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 10
Desemprego na região metropolitana de São Paulo pára de crescer ...
Base dudow 2000 – Questão 32
Com relação à Revolta do Malês, ocorrida em 1835, em Salvador, considerada a mais ampla e bem estruturada rebelião urbana de escravos no Brasil, podemos afirmar que: ...
ENEM 2006 – Questão 13
Os cruzados avançavam em silêncio, encontrando por todas as partes ossadas humanas, trapos e bandeiras. No meio desse quadro sinistro, não puderam ver, sem estremecer de dor, o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e crianças. Lá,...