Base dudow 064 2000 – Questão 62

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Advérbio
CAPÍTULO CII - DE CASADA
 
Imagina um relógio que só tivesse pêndulo, sem mostrador, de maneira que não se vissem as horas escritas. O pêndulo iria de um lado para outro, mas nenhum sinal externo mostraria a marcha do tempo. Tal foi aquela semana da Tijuca.
De quando em quando, 1tornávamos ao passado e 2divertíamo-nos em relembrar as nossas tristezas e calamidades, mas isso mesmo era um modo de não sairmos de nós. Assim 6vivemos novamente a nossa longa espera de namorados, os anos da adolescência, a denúncia 3que está nos primeiros capítulos, e ríamos de José Dias 4que conspirou a nossa desunião, e acabou festejando o nosso consórcio.
Machado de Assis, Dom Casmurro
 
"Imagina um relógio que só tivesse pêndulo, sem mostrador,  de maneira que não se vissem as horas escritas. O pêndulo iria de um lado para outro, mas nenhum sinal externo mostraria a marcha do tempo. Tal foi aquela semana da Tijuca."
Considerado o parágrafo transcrito, é CORRETO afirmar: 
a)  A forma verbal no imperativo indica que o narrador se dirige ao leitor tratando-o por "vós".  
b)  A expressão "de maneira que" expressa, no contexto, ideia de finalidade.  
c)  Em "de maneira que não se vissem as horas escritas", se o verbo " ver" fosse substituído por "poder ver", a correção gramatical exigiria a forma "pudesse ver".  
d)  Se o segundo período fosse iniciado com "Nenhum sinal externo", para que se mantivesse o sentido original, a conjunção a ser empregada seria "porém".  
e) Em "TAL foi aquela semana da Tijuca", o termo destacado é um advérbio.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 58
Em perguntaríamos temos: a) radical: perguntar b) desinência número-pessoal: ría c) vogal temática: a d) desinência modo-temporal: mos e) tema: pergunt
Base dudow 2000 – Questão 21
Observe o poema abaixo: Bom Conselho Ouça um bom conselho Que lhe dou de graça Inútil dormir que a dor não passa Espere sentado Ou você se cansa Está provado Quem espera nunca alcança. Chico Buarque No contexto em que aparecem, as formas verbais destacadas expressam um (a): a) obrigação b) pedido ou sugestão c) desejo d) ordem autoritária e) dever
Base dudow 2000 – Questão 4
O fenômeno da crase ocorre quando a preposição a se funde com o artigo a, com o pronome demonstrativo a ou com o primeiro a dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) ou aquilo. Na escrita padrão, essa fusão dos aa é marcada com acento...
UERJ 2011 – Questão 9
que rompiam-lhes o seio. (ref.4) O vocábulo sublinhado faz referência a uma palavra já enunciada no texto. Essa palavra a que se refere o vocábulo lhes é: a) soluços. b) páginas. c) senhoras. d) momentos.
Base dudow 2000 – Questão 15
Assinalar a alternativa correta quanto a colocação do pronome pessoal oblíquo: a) O lugar para onde nos mudamos é aprazível. b) Embora falassem-me, não acreditei. c) Sempre lembrar-se-á de ti. d) Darei-te o remédio conforme o prescrito. e) Isto abalou-me profundamente.