Base dudow 056 2000 – Questão 4

Ciências Humanas / Geografia / Comércio e Serviços na Economia Global / A Valorização do Comércio
 MORTE NA FESTA DOS RICOS
 
O interesse despertado pela reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), iniciada na semana passada em Cancún, no México, deveu-se justamente ao assunto central em pauta para os países emergentes, a agricultura. Pela primeira vez, a questão das práticas comerciais prejudiciais ao grupo de nações em desvantagem no cenário da globalização seria o foco das reuniões.
O balneário mexicano deveria ser o marco de uma mudança que deixaria para trás a impressão predominante nos países emergentes de que os países ricos fazem a festa no comércio mundial usando a OMC apenas como um jogo de cartas marcadas.
(Veja, 17/09/2003)
 
A notícia acima reflete o debate sobre o comércio internacional que tem colocado os países desenvolvidos e subdesenvolvidos em campos opostos.
Uma das razões desse antagonismo está indicada na seguinte alternativa:
a) oposição entre os países subdesenvolvidos, que defendem a OMC como fórum adequado para manter o protecionismo, e os desenvolvidos, que querem usá-la para garantia do livre comércio.
b) manutenção de intensas barreiras protecionistas por parte dos países subdesenvolvidos no setor agrícola, ao passo que os países desenvolvidos praticam o livre comércio.
c) discussão entre os países desenvolvidos, que desejam o fim  do protecionismo através da constituição de blocos comerciais, e os subdesenvolvidos, que se opõem ao multilateralismo comercial.
d) pressão por parte dos países desenvolvidos para que os subdesenvolvidos abram seus mercados, enquanto aqueles mantêm suas práticas protecionistas.
e) a possibilidade de um acordo para que as nações desenvolvidas abram seus mercados aos produtos agrícolas e industriais dos países pobres.

Veja outras questões semelhantes:

FMABC 2019 – Questão 21
O processo político conhecido como Regresso, que teve lugar no período monárquico da História do Brasil, teve como resultado imediato ...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 68
A presença, no cenário político hispano-americano, de personalidades como Hugo Chávez na Venezuela, Néstor Kirchner na Argentina e Evo Morales na Bolívia, tem sido interpretada por analistas liberal-conservadores de todo o mundo como uma a) incógnita, tendo em vista seu caráter inédito. b) novidade promissora para o futuro da região. c) imitação do regime comunista cubano. d) espécie de retorno da figura do caudilho. e) volta ao populismo típico do século XIX.
Base dudow 2000 – Questão 57
Em relação ao relevo norteamericano: ...
UERJ 2012 – Questão 53
De acordo com dados e informações referentes ao ano de 1990, no sul da Polônia, um carvão de linhito com elevado teor de enxofre era a principal fonte de combustível. Em Leuna, na Alemanha Oriental, 60% da população sofria de doenças...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 73
Em tempos de forte turbulência republicana, o ano de 1922 converteu-se em marco simbólico de grandes rupturas e da vontade de mudança. Eventos como a Semana de Arte Moderna, o levante tenentista, a criação do Partido Comunista e ainda a...