Base dudow 048 2000 – Questão 66

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
É óbvio que o Brasil precisa reverter a desvantagem de descendentes de negros, que saíram da escravidão, e dos índios, que foram dizimados e aculturados. Quanto a isso, não há duvida. Também não há duvida de que o país precisa reverter o descalabro em que viveram os brancos analfabetos e miseráveis. Isso significa que a desigualdade brasileira não é uma decorrência da tonalidade de pele, não é contra negros – é contra pobres. (...) As favelas e a mendicância não escolhem os negros. Escolhem os pobres.
Sim, a maioria dos pobres são negros e pardos – e a melhor forma de combater essa desigualdade é criando oportunidades iguais, abrindo escolas, dando boa educação, oferecendo bons hospitais, gerando empregos. O Estado tem a missão de oferecer oportunidades iguais e bons serviços públicos – bons e universais. Quando se naufraga no pântano de ficar criando divisões raciais e étnicas, institui-se um estado capaz apenas de fazer politicazinhas que preveem a ‘inclusão’ de uma ‘minoria’ aqui, outra ‘minoria’ ali. Não queremos ser uma federação de minorias. Queremos ser um país de cidadãos. É isso que interessa a todos os brasileiros.
 
PETRY, André. A estupidez racial. VEJA, São Paulo: Abril, 5 de Julho. 2006. p. 73. 
 
Assinale a alternativa correta de acordo com o texto.
a) Com geração de empregos e serviços públicos bons e universais, as desigualdades sociais do país serão eliminadas.
b) Para o autor, mais que diferença de raça, o que marca a desigualdade do país é uma questão socioeconômica.
c) O autor é contra a cota de negros para as universidades, porque isso não inclui nelas todos os pobres do país.
d) Porque foram aculturados, os índios brasileiros acabaram dizimados.
e) As favelas somente desaparecerão com oportunidades iguais para os pobres.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2007 – Questão 61
O uso reiterado das reticências na letra da canção denota o propósito de marcar, na escrita, a) as interrupções que ocorreram na breve e apressada conversa. b) a ausência de interesse das personagens em dialogar. c) a supressão de falas que poderiam parecer agressivas. d) a enumeração de acontecimentos que deram origem ao encontro. e) as omissões de fatos relevantes que as personagens decidem ocultar.
Base dudow 2000 – Questão 29
Criador da literatura infantil. Criticado por seu agnosticismo, pois era influenciado pelo evolucionismo, positivismo e materialismo de fins do século passado. a) Monteiro Lobato b) Jorge de Lima c) Rui Barbosa d) José de Anchieta e) José Lins do Rego
Base dudow 2000 – Questão 40
Em "Ó mar salgado, quanto do teu sal / são lágrimas de Portugal” ocorrem, respectivamente, duas figuras de linguagem nomeadas: a) Metáfora e onomatopeia b) Catacrese e ironia c) Pleonasmo e metáfora d) Anacoluto e antítese e) Sinestesia e aliteração
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 101
TEXTO I ...
ENEM 2004 – Questão 25
Nesta tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para a) condenar a prática de exercícios físicos. b) valorizar aspectos da vida moderna. c) desestimular o uso das bicicletas. d) caracterizar o diálogo entre gerações. e) criticar a falta de perspectiva do pai.