Base dudow 048 2000 – Questão 5

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
"Vivemos mais uma grave crise, repetitiva dentro do ciclo de graves crises que ocupa a energia desta nação. A frustração cresce e a desesperança não cede. Empresários empurrados à condição de liderança oficial se reúnem em eventos como este, para lamentar o estado de coisas. O que dizer sem resvalar para o pessimismo, a crítica pungente ou a auto absolvição?

É da história do mundo que as elites nunca introduziram mudanças que favorecessem a sociedade como um todo. Estaríamos nos enganando se achássemos que estas lideranças empresariais aqui reunidas teriam a motivação para fazer a distribuição de poderes e rendas que uma nação equilibrada precisa ter. Aliás, é ingenuidade imaginar que a vontade de distribuir renda passe pelo empobrecimento da elite. É também ocioso pensar que nós, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir. Faço sempre, para meu desânimo, a soma do faturamento das nossas mil maiores e melhores empresas, e chego a um número menor do que o faturamento de apenas duas empresas japonesas. Digamos a Mitsubishi e mais um pouquinho. Sejamos francos. Em termos mundiais somos irrelevantes como potência econômica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como população."
("Discurso de Semler aos Empresários", Folha de S. Paulo, 11/09/91)
 
Segundo se depreende do texto, é possível afirmar que:

a) toda mudança social provém do esforço conjunto das elites do país;
b) nenhum povo é capaz de alterar suas estruturas sem o apoio das elites;
c) as elites empresariais, produzindo riquezas, aceleram as mudanças sociais;
d) em qualquer tempo, as elites sempre se dispõem a participar do processo de distribuição de renda;
e) não é próprio das elites lançarem projetos que estimulem mudanças na sociedade como um todo.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 1
Pode-se definir “metalinguagem” como a linguagem que comenta a própria linguagem, fenômeno presente na literatura e nas artes em geral. O quadro A perspicácia, do belga René Magritte, é um exemplo de metalinguagem porque: a) destaca a qualidade do traço artístico b) mostra o pintor no momento da criação c) implica a valorização da arte tradicional d) indica a necessidade de inspiração concreta
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 15
O texto deixa claro que o cidadão de hoje a) não é afetado pelas opiniões contraditórias dos especialistas.b) consegue diferenciar a gripe comum da gripe A.c) carece de informações mais claras e pontuais sobre a gripe A.d) tem informações suficientes para resguardar-se das doenças. e) age de forma precipitada por qualquer problema de saúde.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 6
Se o médico não tem a informação adequada, existe a possibilidade de não fazer o tratamento correto... ...
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 40
Em um estudo, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) fez estimativas dos custos por passageiro transportado em diferentes meios de transporte, considerando um deslocamento urbano hipotético de sete quilômetros de extensão. ...
Base dudow 2000 – Questão 20
O título dado ao texto: a) representa a tarefa que deveria ser executada pelo menino; b) indica a verdadeira finalidade do jogo de quebra- cabeça; c) mostra a desorganização reinante na família moderna; d) assinala a tarefa básica inicial para a organização do mundo; e) demonstra a sabedoria precoce do menino da estória narrada.