Base dudow 047 2000 – Questão 69

Linguagens / Português / Funções Sintáticas - Geral / Combinação de funções sintáticas
 A ANIMALIZAÇÃO DO PAÍS
              SÃO PAULO - No sóbrio relato de Elvira Lobato, lia-se ontem, nesta Folha, a história de um Honda Fit abandonado em uma rua do Rio de Janeiro "com uma cabeça sobre o capô e os corpos de dois jovens negros, retalhados a machadadas, no interior do veículo".
          Prossegue o relato: "A reação dos moradores foi tão chocante como as brutais mutilações. Vários moradores buscaram seus celulares para fotografar os corpos, e os mais jovens riram e fizeram troça dos corpos".
            Os próprios moradores descreveram a algazarra à reportagem. "Eu gritei: Está nervoso e perdeu a cabeça?", relatou um motoboy que pediu para não ser identificado, enquanto um estudante admitiu ter rido e feito piada ao ver que o coração e os intestinos de uma das vítimas tinham sido retirados e expostos por seus algozes.
          "Ri porque é engraçado ver um corpo todo picado", respondeu o estudante ao ser questionado sobre a causa de sua reação.
          O crime em si já seria uma clara evidência de que bestas-feras estão à solta e à vontade no país. Mas ainda daria, num esforço de auto-engano, para dizer que crimes bestiais ocorrem em todas as partes do mundo.
         Mas a reação dos moradores prova que não se trata de uma perversidade circunstancial e circunscrita. Não. O país perde, crescentemente, o respeito à vida, a valores básicos, ao convívio civilizado. O anormal, o patológico, o bestial, vira normal. "É engraçado", como diz o estudante.
       O processo de animalização contamina a sociedade, a partir do topo, quando o presidente da República diz que seu partido está desmoralizado, mas vai à festa dos desmoralizados e confraterniza com trambiqueiros confessos. Também deve achar "engraçado".
    Alguma surpresa quando é declarado inocente o comandante do massacre de 111 pessoas, sob aplausos de parcela da sociedade para quem presos não têm direito à vida? São bestas-feras, e deve ser "engraçado" matá-los. É a lei da selva, no asfalto.
 
Clóvis Rossi, "Folha de São Paulo", 21 de fevereiro de 2006
 
No trecho "Os próprios moradores descreveram a ALGAZARRA à REPORTAGEM", pode-se dizer que os dois termos DESTACADOS são, respectivamente,
a) o sujeito e o predicado do verbo "descreveram".
b) o adjunto adnominal e o adjunto adverbial do verbo "descreveram".
c) o objeto direto e o objeto indireto do verbo "descreveram".
d) o aposto e o vocativo do verbo "descreveram".
e) o complemento nominal e o agente da passiva do verbo "descreveram". 
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 24
Ocorre que a grande obra nunca é apenas a tradução do engenho e arte do seu autor, seja este escritor, filósofo, cientista, pintor, músico, arquiteto, escultor, cineasta. Em geral, a grande obra é também, ou mesmo principalmente, a expressão...
Base dudow 2000 – Questão 25
Em "Escrever é alguma coisa extremamente forte, mas que pode me trair e me abandonar.", as palavras grifadas podem ser classificadas como, respectivamente: a) pronome adjetivo - conjunção aditiva. b) pronome interrogativo - conjunção aditiva. c) pronome substantivo - conjunção alternativa. d) pronome adjetivo - conjunção adversativa. e) pronome interrogativo - conjunção alternativa.
Base dudow 2000 – Questão 31
"Chamou-o, MAS ELE APERTOU O PASSINHO..." A oração em destaque tem como classificação sintática: a) Subordinada Substantiva Adversativa. b) Subordinada Adjetiva Restritiva. c) Coordenada Sindética Objetiva Direta. d) Coordenada Sindética Adversativa. e) Coordenada Assindética Adversativa.
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 19
“Escrever não é uma questão apenas de satisfação pessoal”, disse o filósofo e educador pernambucano Paulo Freire, na abertura de suas Cartas a Cristina, revelando a importância do hábito ritualizado da escrita para o desenvolvimento de...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 130
A forte presença de palavras indígenas e africanas e de termos trazidos pelos imigrantes a partir do século XIX é um dos traços que distinguem o português do Brasil e o português de Portugal. Mas, olhando para a história dos empréstimos que...