Base dudow 047 2000 – Questão 51

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 MEU CARO DEPUTADO
          O senhor nem pode imaginar o quanto eu e a minha família ficamos agradecidos. A gente imaginava que o senhor nem ia se lembrar de nós, quando saiu a nomeação do Otavinho meu filho. Ele agora está se sentindo outro. Só fala no senhor, diz que na próxima campanha vai trabalhar ainda mais para o senhor. No primeiro dia de serviço ele queria ir na repartição com a camiseta da campanha mas eu não deixei, não ia ficar bem, apesar que eu acho que o Otavinho tem muita capacidade e merecia o emprego. Pode mandar puxar por ele que ele dá conta, é trabalhador, responsável, dedicado, a educação que ele recebeu de mim e da mãe foi sempre no caminho do bem.
       Faço questão que na próxima eleição o senhor mande mais material que eu procuro todos os amigos e os conhecidos. O Brasil precisa de gente como o senhor, homens de reputação despojada, com quem a gente pode contar. Meu vizinho Otacílio, a mulher, os parentes todos também votaram no senhor. Ele tem vergonha, mas eu peço por ele, que ele merece: ele tem uma sobrinha, Maria Lúcia Capistrano do Amara, que é professora em Capão da Serra e é muito adoentada, mas o serviço de saúde não quer dar aposentadoria. Posso lhe garantir que a moça está mesmo sem condições, passa a maior parte do tempo com dores no peito e na coluna que nenhum médico sabe o que é. Eu disse que ia falar com o senhor, meu caro deputado, não prometi nada, mas o Otavinho e a mulher tem esperanças que o senhor vai dar um jeitinho. É gente muito boa e amiga, o senhor não vai se arrepender.
            Mais uma vez obrigado por tudo, Deus lhe pague. O Otavinho manda um abraço para o senhor. Aqui vai o nosso abraço também. O senhor pode contar sempre com a gente.
Miroel Ferreira (Miré)
Em relação à frase "O Brasil precisa de gente como o senhor, homens de reputação despojada, com quem a gente pode contar", a única afirmação correta é:
a) A expressão "homens de reputação despojada" funciona como aposto de um sujeito.
b) As duas ocorrências de GENTE referem-se ao mesmo segmento humano.
c) O termo BRASIL é equivalente a TERRITÓRIO NACIONAL.
d) A regência do verbo CONTAR não foi respeitada.
e) O adjetivo DESPOJADA está empregado inadequadamente. 

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 82
Ao reproduzir um diálogo, o texto incorpora marcas de oralidade, tanto de ordem léxica, caso da palavra “garra”, quanto de ordem gramatical, como, por exemplo, a) “lanço à queima-roupa”. b) “Agora você me pegou”. c) “deixa eu ver”. d) “Bogotá é muito feiosa”. e) “é algo que me toca”.
FUVEST 2008 – Questão 55
A frase em que todos os vocábulos destacados estão corretamente empregados é: ...
Base dudow 2000 – Questão 71
A imagem poética central do texto em questão recorre a elemento da natureza para caracterizar o olhar da protagonista da narrativa. Dessa forma, evidencia-se a capacidade de……… da personagem, apresentada ao leitor a partir de uma abordagem ………, típica da escola ……… . a) sedução; interiorizada; realista. b) reflexão; enigmática; realista. c) sedução; estereotipada; naturalista. d) observação; idealizada; romântica. e) argumentação; psicológica; naturalista.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 25
Álvaro, me adiciona ...
UFRGS - Literatura 2010 – Questão 45
Leia o seguinte poema de João Cabral de Melo Neto. ...