Base dudow 047 2000 – Questão 48

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
  COMETA PODE SER A RAZÃO DE SUICÍDIO DE 39
Os corpos de 39 homens e mulheres, a maioria jovens que pertenciam à Higher Source, um grupo que prestava serviços de informática e parecia compartilhar crenças religiosas esotéricas, foram encontrados pela polícia numa casa luxuosa nos subúrbios de San Diego, Costa Oeste dos EUA.[...]
Um ex-integrante do grupo, identificado apenas como Rio, foi quem entrou na casa, viu os corpos e chamou a polícia [...] Rio havia recebido dois vídeos e uma carta de ex-colegas, em que eles anunciavam a intenção de "abandonar seus contêineres" (como eles se referiam a seus corpos) para viverem "uma vida melhor".
Eles acreditavam que iriam encontrar um objeto voador não-identificado que os esperava atrás do cometa Hale-Bopp e os levaria a outro planeta, onde viveria uma civilização superior à humana.
(Carlos Eduardo Lins e Silva, Folha de São Paulo 28/03/97, Caderno "Mundo", p8)
 
Da leitura do texto, depreende-se que:
a) no código adotado pelos integrantes da seita Higher Source "abandonar seus contêineres" significava dizer que os membros da seita aspiravam a "uma vida melhor", fora do planeta Terra.
b) os integrantes da seita Higher Source mataram-se, porque acreditavam que, dessa forma, seus espíritos seriam resgatados por um OVNI, que os levaria a um outro planeta, onde seria possível viverem "uma vida melhor".
c) atemorizados pelo surgimento de um objeto voador não-identificado, que viajava oculto na cauda do cometa Hale-Bopp, os membros da seita Higher Source preferiram suicidar-se.
d) os integrantes da seita Higher Source mataram-se, porque acreditavam que seus espíritos viveriam "uma vida melhor" a bordo de um objeto voador não-identificado, que viria à Terra para buscá-los.
e) ao descobrirem que o OVNI por que esperavam era, na verdade, o cometa Hale-Bopp, os membros da seita Higher Source decidiram suicidar-se, em vez de "abandonar seus contêineres", como haviam anunciado.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 43
O meu lugar, ...
UNESP 2016 – Questão 13
De acordo com o verbete, o tema de uma crônica se baseia em a) juízos de valor. b) anedotário popular. c) fatos pessoais. d) eventos do cotidiano. e) eventos científicos.
PASUSP 2008 – Questão 13
De acordo com o texto, os desastres naturais ocorrem devido a a) fatores geológicos e climáticos. b) baixas temperaturas do mar. c) pouca ocorrência de ventos. d) imobilidade das placas. e) rochas derretidas pelo calor.
ENEM 2006 – Questão 4
"Depois de um bom jantar: feijão com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar...
UNESP 2014 – Questão 5
No dia em que tivera que ceder a posição, a um menino do Cabo Frio, fora para ele como se tivesse perdido as duas pernas. ...