Base dudow 045 2000 – Questão 65

Linguagens / Literatura / Trovadorismo / Traços característicos Trovadorismo
“Ua dona, nom digu’eu qual,
non agoirou o gano mal
polas oitavas de Natal:
ia por as missa oir
e ouv’un corvo carnaçal
e non quis da casa sair...”
(Joan Airas de Santiago- século XIII)

O fragmento acima pertence a uma cantiga de escárnio. Por que não pode ser considerada uma cantiga de maldizer? Assinale a alternativa correta.
a) Não apresenta uma sátira direta, ou seja, não permite a identificação da pessoa criticada e também não apresenta um vocabulário chulo.
b) Demonstra o sentimento de amor vassalo.
c) Apresenta uma estrutura com repetição de versos alternadamente denominada paralelismo.
d) Apresenta uma sátira direta e pesada, mostrando abertamente a quem se critica.
e) Neste fragmento um eu-lírico feminino demonstra o sofrimento pela partida de seu amado.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 54
Sobre Gil Vicente e sua obra Auto da Barca do Inferno, assinale a alternativa correta. a) Respeita apenas o poder da Igreja. b) Centra suas críticas nos membros das classes baixas. c) Conserva a lei das três unidades básicas do teatro clássico. d) Identifica suas personagens pela ocupação ou pelo tipo social de cada uma delas. e) Evita fazer um confronto entre a Idade Média e o Renascimento Medievalista (Teocentrismo versus Antropocentrismo).
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 100
APADRINHE. IGUAL AO JOÃO, MILHARES DE CRIANÇAS TAMBÉM PRECISAM DE UM MELHOR AMIGO. SEJA O MELHOR AMIGO DE UMA CRIANÇA. ...
UEL 2012 – Questão 11
Leia o texto a seguir. ...
UERJ 2011 – Questão 6
Na composição das suas memórias, o escritor José de Alencar relaciona indiretamente sua infância a questões da vida adulta. ...
Base dudow 2000 – Questão 37
Da leitura do poema Canção, de Cecília Meireles, depreende-se: Quero um dia para chorar. Mas a vida vai tão depressa! e é preciso deixar contida a tristeza, para que a vida, que acaba quando mal começa, tenha tempo de se acabar. (Cecília Meireles) a) a ânsia de não se expor publicamente. b) a constatação da fugacidade da vida. c) uma crítica ao sentimentalismo exacerbado. d) uma atitude de revolta diante da ideia de morte.