Base dudow 044 2000 – Questão 53

Linguagens / Literatura / Romantismo / Características - Romantismo
O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por:
a) etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade.
b) teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença na sociedade.
c) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo angústia e desespero.
d) egocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança.
e) egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2005 – Questão 2
O poema "A Dança e a Alma" é construído com base em contrastes, como "movimento" e "concentração". Em uma das estrofes, o termo que estabelece contraste com solo é: a) éter. b) seiva. c) chão. d) paixão. e) ser.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 15
Tema bastante recorrente nas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas características são: a) o sentimentalismo e a idealização do amor. b) os jogos de interesses e a racionalidade. c) o subjetivismo e o nacionalismo. d) o egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais. e) a introspecção psicológica e a idealização da mulher.
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 96
Esaú e Jacó ...
FUVEST 2007 – Questão 61
O uso reiterado das reticências na letra da canção denota o propósito de marcar, na escrita, a) as interrupções que ocorreram na breve e apressada conversa. b) a ausência de interesse das personagens em dialogar. c) a supressão de falas que poderiam parecer agressivas. d) a enumeração de acontecimentos que deram origem ao encontro. e) as omissões de fatos relevantes que as personagens decidem ocultar.
UNESP 2012 – Questão 3
Considerando que o último parágrafo do fragmento representa uma ironia do cronista, seu significado contextual é: a) Portugal vai muito bem, apesar de seus maus governantes. b) A alternância dos grupos no poder faz bem ao país. c) O país experimenta um progresso vertiginoso. d) O país vai mal em todos os sentidos. e) Portugal não se importa com seus políticos.