Base dudow 044 2000 – Questão 15

Linguagens / Literatura / Romantismo / Brasil: Poetas da Segunda Geração - Ultrarromantismo
 Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,
É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!
(Álvares de Azevedo)
A característica do Romantismo mais evidente nesta quadra é:
a) o espiritualismo
b) o pessimismo
c) a idealização da mulher
d) o confessionalismo
e) a presença do sonho
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2011 – Questão 28
Considerando-se tanto o contexto histórico em que surge O Ateneu quanto as opções políticas de seu autor, conclui-se que a crítica áspera proferida pelo locutor do trecho dirige-se, finalmente, a) a D. Pedro I. b) ao Barão de Mauá. c) a D. Pedro II. d) ao Duque de Caxias. e) a Floriano Peixoto.
FUVEST 2005 – Questão 8
Embora predomine no texto a linguagem formal, é possível identificar nele marcas de coloquialidade, como as expressões assinaladas em: a) “mordeu a vida” e “moral prudente e um pouco avara”. b) “sem se perguntar mais uma vez” e “não deveria haver prazeres”. c) “parece lógico” e “que não sejam só a decisão”. d) “e combinar, sei lá, nitratos” e “a gente se preocupa”. e) “que valham um risco de vida” e “(e talvez sobretudo) um questionamento”.
UERJ 2012 – Questão 5
A não ser através d’ O tico-tico e da poesia de Camões. A expressão em destaque torna a frase que ela introduz uma ressalva em relação ao que está enunciado anteriormente. Essa ressalva evidencia que as leituras do poeta lhe davam a seguinte possibilidade: a) rever suas crenças arraigadas b) interagir com universos diferentes c) superar uma alienação do presente d) compreender a idealização da morte
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 17
No texto, afirma-se que Ana “plantara as sementes” e “E cresciam árvores”. Mais adiante: “Certa hora da tarde as árvores que plantara riam dela”. Essa última frase, tomada em conjunto com as anteriores, traz ao texto um tom de a) comicidade. b) profecia. c) perplexidade. d) ironia. e) indignação.
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 126
Logia e mitologia ...