Base dudow 043 2000 – Questão 61

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Graciliano Ramos
Graciliano Ramos pertenceu à geração do Romance de 30, dedicando-se a temas sociais. Memórias do Cárcere é uma obra que pode ser descrita como:
 
a) Relato da ascensão e queda social de um ex-trabalhador do campo, que amealha algum capital com negócios duvidosos, explorando os camponeses e realizando um casamento mal sucedido. As consequências dos seus atos o levam à prisão.
b) Espécie de crônica jornalística de uma cidade do interior; crônica em que os presos relatam suas memórias e falam da causa dos seus infortúnios.
c) Experiências de menores abandonados numa cidade grande, que ingressam cedo na vida criminosa e depois se convertem a um ideal político, contrário ao sistema. Por esse motivo, são presos e condenados.
d) Impressionante relato sobre as condições dramáticas de sua prisão. Durante meses, de presídio em presídio, conheceu a brutalidade da ditadura, registrando-a em livro, para que ninguém esquecesse a sordidez de um regime injusto e arbitrário.
e) É a história amarga das frustrações causadas pela miséria econômica, no personagem central, o que o leva da dissolução psíquica até a neurose. O clímax, a traição da noiva, motiva o assassinato do rival. Seu desespero no cárcere constitui as páginas mais sofridas e densas da obra de Graciliano.

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - Literatura 2010 – Questão 33
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas. ...
Base dudow 2000 – Questão 29
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: ...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 16
É correto afirmar que a) se trata basicamente de um texto naturalista, fundado no Determinismo. b) o texto revela um juízo crítico do contexto escravista da época. c) o narrador se apresenta bastante sizudo e amargo, bem ao gosto machadiano. d) o texto apresenta papéis sociais ambíguos das personagens em foco. e) os comportamentos desumanos do narrador são sutilmente desnudados.
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 31
O indianismo brasileiro é uma exaltação romântica de nossa nacionalidade, e a ele está intimamente ligado o sentimento da natureza. É o que se observa nestas estrofes de Gonçalves Dias: ...
UERJ 2009 – Questão 15
No texto Herói na Contemporaneidade, o autor valoriza um determinado perfil de herói, em contraposição a outro por ele considerado “bobo”, sem importância. O perfil de Macunaíma difere desses dois tipos de herói. Tal diferença pode ser...