Base dudow 043 2000 – Questão 61

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Graciliano Ramos
Graciliano Ramos pertenceu à geração do Romance de 30, dedicando-se a temas sociais. Memórias do Cárcere é uma obra que pode ser descrita como:
 
a) Relato da ascensão e queda social de um ex-trabalhador do campo, que amealha algum capital com negócios duvidosos, explorando os camponeses e realizando um casamento mal sucedido. As consequências dos seus atos o levam à prisão.
b) Espécie de crônica jornalística de uma cidade do interior; crônica em que os presos relatam suas memórias e falam da causa dos seus infortúnios.
c) Experiências de menores abandonados numa cidade grande, que ingressam cedo na vida criminosa e depois se convertem a um ideal político, contrário ao sistema. Por esse motivo, são presos e condenados.
d) Impressionante relato sobre as condições dramáticas de sua prisão. Durante meses, de presídio em presídio, conheceu a brutalidade da ditadura, registrando-a em livro, para que ninguém esquecesse a sordidez de um regime injusto e arbitrário.
e) É a história amarga das frustrações causadas pela miséria econômica, no personagem central, o que o leva da dissolução psíquica até a neurose. O clímax, a traição da noiva, motiva o assassinato do rival. Seu desespero no cárcere constitui as páginas mais sofridas e densas da obra de Graciliano.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 26
Uma das características do Realismo é a introspecção psicológica. No conto, ela se manifesta, sobretudo, ...
FGV Economia 2011 – Questão 125
Sobre os diminutivos presentes no texto, é correto afirmar que ...
Base dudow 2000 – Questão 67
Ainda de acordo com o texto, é correto afirmar: ...
UERJ 2011 – Questão 2
Ao dizer que o pinheiro era artificial “mas parecia de verdade”, a narrativa realça um estado que define a personagem. Isto ajuda o leitor a compreender o fingimento da personagem em relação à: a) existência de suas amigas b) consciência de sua beleza c) presença de várias pessoas d) exposição de alguma intimidade
Base dudow 2000 – Questão 54
Na novela AMOR DE PERDIÇÃO, de Camilo Castelo Branco, a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa. b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro. c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta. d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo. e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.