Base dudow 043 2000 – Questão 31

Linguagens / Literatura / Pré-Modernismo / Contexto Histórico - Pré-Modernismo
No período de 1909 a 1924, foram publicados, na Europa, diversos manifestos para apresentar propostas dos movimentos de vanguarda. O esforço de reflexão sobre a realidade brasileira, associado ao conhecimento de ideias desses movimentos, motivou a realização da Semana de Arte Moderna no Brasil.
Os movimentos de vanguarda do início do século XX representaram uma
a) consolidação das formas realistas de arte.
b) negação do valor da originalidade, através da sustentação de elementos da cultura burguesa do século XIX.
c) confirmação dos valores clássicos, em especial a ordem e a simetria.
d) censura autoritária a qualquer expressão artística.
e) ruptura com a tradição, trazendo mudanças nos modos de representação da realidade.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2011 – Questão 1
O texto é todo construído por meio do emprego de uma figura de estilo. Essa figura é denominada de: a) elipse b) metáfora c) metonímia d) personificação
PASUSP 2009 – Questão 3
Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto. a) A obra de Shakespeare não apresenta valores humanos atuais. b) O essencial da natureza humana está representado em Shakespeare. c) As grandes paixões continuam sendo impossíveis. d) A natureza imita os temas presentes na literatura. e) Os temas sobre a natureza humana ainda não foram escritos.
ENEM 2005 – Questão 1
A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema é: ...
Base dudow 2000 – Questão 43
Poemas como “I – Juca Pirama”, “Canto do Piaga” e “Marabá” são representativos de certo momento da Literatura Brasileira. Trata-se: a) Da poesia épica árcade; b) Da primeira geração romântica; c) Da terceira geração romântica d) Da primeira geração modernista; e) Da segunda geração romântica.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 102
Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no ago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor amigo meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: - Zé-Zim, por que é que você não cria...