Base dudow 043 2000 – Questão 12

Linguagens / Literatura / Vanguardas Europeias / Surrealismo
Em 1924, os surrealistas lançaram um manifesto no qual anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas. Sobre o Surrealismo, é correto afirmar:
a) Acredita que a liberação do psiquismo humano se dá por meio da sacralização da natureza.
b) Baseia-se na razão, negando as oscilações do temperamento humano.
c) Destaca que o fundamental, na arte, é o objeto visível em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista.
d) Concede mais valor ao livre jogo da imaginação individual do que à codificação dos ideais da sociedade ou da história.
e) Busca limitar o psiquismo humano e suas manifestações, transfigurando-os em geometria a favor de uma nova ordem.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 36
“Era a virgem do mar! Na escuma fria Pela maré das águas embaladas! Era um anjo entre nuvens d’alvorada Que em sonhos se banhava e se esquecia!” A estrofe demonstra que a mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura: a) Sensual b) Concreta c) Próxima d) Natural e) Inacessível
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 15
Tema bastante recorrente nas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas características são: a) o sentimentalismo e a idealização do amor. b) os jogos de interesses e a racionalidade. c) o subjetivismo e o nacionalismo. d) o egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais. e) a introspecção psicológica e a idealização da mulher.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 99
Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. [...] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da...
Base dudow 2000 – Questão 14
No trecho,_______, o narrador-personagem, expressa sua _______ diante da impossibilidade de desvendar os mistérios que pautam as ações humanas, elemento característico do ________, que busca entender objetivamente os sentimentos. a) Isaías – indignação – Romantismo. b) Bentinho – inconformidade – Realismo. c) Escobar – insatisfação – Simbolismo. d) Bentinho – discordância – Romantismo. e) Ezequiel – conformidade – Realismo.
Base dudow 2000 – Questão 4
Na carta dirigida a Afonso, nota-se que Teodora procura: a) Persuadi-lo e apelam para emoções, sentimentos e valores culturais. b) Irritá-lo, apóia-se na lógica e argumenta com relações de causa e efeito. c) Dissuadi-lo e utiliza argumentos que têm por base generalizações. d) Intimidá-lo, e sua argumentação baseia-se em fatos concretos. e) Castigá-lo e argumenta com linguagem lógica e impessoal.