Base dudow 042 2000 – Questão 42

Ciências Humanas / História / A Reforma Religiosa / A Reforma Calvinista
É comum referir-se ao calvinismo como a religião do capitalismo, pois essa crença:
a) defendia que o trabalho deveria ser valorizado, que o comércio não deveria ser condenado, além de concordar com a cobrança de juros.
b) acreditava que o comércio das coisas sagradas, como os cargos eclesiásticos e as indulgências, traria benefícios para os fiéis e para a sociedade.
c) apresentava doutrina que relacionava a salvação eterna do fiel com a freqüência aos cultos, com a presença da fé e das obras de caridade.
d) preconizava o comércio como uma atividade voltada para o sagrado; assim, grande parte do lucro obtido deveria ser doado para os templos religiosos.
e) praticava a cobrança de todos os sacramentos, especialmente do batismo e da confissão, além do pagamento do dízimo eclesiástico.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 27
Pode ser apontada como a principal causa do Processo Revolucionário Francês de 1789: ...
ENEM 1ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 19
As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 70
A Regência iria enfrentar uma série de rebeliões nas províncias, marcadas pela reação das elites locais contra o centralismo monárquico levado a efeito pelos interesses dos setores ligados ao café da Corte, como a Cabanagem, no Pará, a...
Base dudow 2000 – Questão 30
A peste negra matou mais da metade da população europeia em meados do século XIV. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença representou uma ameaça às áreas mais pobres e infestadas de ratos. ...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 62
Na sociedade feudal, os servos tinham a obrigação de: a) prestar juramento de fidelidade ao senhor das terras e defendê-lo em caso de guerras. b) pagar tributos ao rei e a todos os nobres que atravessassem as terras em que viviam. c) aceitar a decisão de seu proprietário de vendê-los a outros senhores ou reis. d) participar de torneios militares e de exibições de cavalaria. e) trabalhar nas terras do senhor ou dar uma parte de sua produção a ele.