Base dudow 042 2000 – Questão 33

Ciências Humanas / História / Absolutismo e Iluminismo / Os Teóricos do Iluminismo
"A natureza não faz nada verdadeiramente supérfluo e não é perdulária no uso dos meios para atingir seus fins. Tendo dado ao homem a razão e a liberdade da vontade que nela se funda, a natureza forneceu um claro indício de seu propósito quanto à maneira de dotá-lo. Ele não deveria ser guiado pelo instinto, ou se provido e ensinado pelo conhecimento inato, ele deveria, antes, tirar tudo de si mesmo." 
(KANT, Immanuel. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 12.)
 
O texto do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) é representativo do Iluminismo, movimento inspirador das revoluções burguesas dos séculos XVIII e XIX. Baseado nele é correto afirmar que o Iluminismo tinha como um de seus fundamentos:
a) A crença na superioridade e na providência divina, que regula todos os acontecimentos ao mundo dos homens.
b) A luta pela implantação de regimes democráticos baseados no ideário da ContraReforma católica.
c) O reconhecimento da desigualdade natural dos homens, que legitimava a escravidão no período em que viveu o filósofo.
d) A confiança na racionalidade e a convicção do papel dos homens como sujeitos autônomos, estimulando movimentos por mudanças em todas as esferas sociais.
e) A certeza da incapacidade dos homens de se autogovernarem, exigindo a reprodução do modelo da tutela do Estado Monárquico
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 36
TEXTO I ...
UERJ 2010 – Questão 60
McCain/Obama por estado ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 81
Uma civilização é a entidade cultural mais ampla. As aldeias, as regiões, as etnias, as nacionalidades, os segmentos religiosos, todos têm culturas distintas em diferentes níveis de heterogeneidade cultural. A cultura de um vilarejo no sul...
Base dudow 2000 – Questão 43
O movimento liderado pelo monge Agostiniano Martinho Lutero, que criticava a prática da simonia, o uso indevido das rendas da Igreja e o descaso com os deveres espirituais, denominou-se: a) Querela das Investiduras. b) Reforma. c) Contra-Reforma. d) Concílio de Trento. e) Concílio de Constança.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 50
Tratava-se agora de construir: e construir um ritmo novo. Para tanto, era necessário convocar todas as forças vivas da Nação, todos os homens que, com vontade de trabalhar e confiança no futuro, pudessem erguer, num tempo novo, um novo Tempo. E,...