Base dudow 042 2000 – Questão 13

Ciências Humanas / História / Ideologias e Nacionalismos / Liberalismo
Em 1776, Adam Smith propugnava que “Todo homem, enquanto não viole as leis da justiça, permanece em perfeita liberdade de buscar seu interesse a seu modo, e de fazer competir seu capital e produtos com os de qualquer outro homem ou grupo de homens”. Nesta tese, Smith defendia o Liberalismo econômico que: 
a) surgiu com a finalidade de legitimar a ascensão da burguesia enquanto se exauria a capacidade da nobreza em manter-se no poder.
b) criticava a forte interferência do Estado na economia e compactuava com a concessão de monopólios à aristocracia.
c) argumentava ter a economia suas próprias leis (da oferta e procura) e que a interferência do Estado poderia ser benéfica.
d) envolvia dois planos: um regional e outro nacional, com os privilégios do plano regional por parte da burguesia.
e) pregava as idéias de livre-cambismo, fim das barreiras alfandegárias e das tarifas protecionistas; porém tal plano só poderia ser viável em Portugal, devido ao seu Império Colonial.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2009 – Questão 58
Um cartaz alusivo à Revolução de 1932 continha a mensagem “Você tem um dever a cumprir”, que conclamava ...
UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 9
 Observe a imagem: ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 64
Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de...
UNESP 2008 – Questão 53
Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). ...
Base dudow 2000 – Questão 54
As invasões germânicas têm início no século IV d.C. e promovem importantes transformações no panorama mediterrâneo, as quais atingem as estruturas do mundo clássico. Identifique, dentre as transformações abaixo, a que corresponde à raiz...