Base dudow 040 2000 – Questão 34

Ciências Humanas / História / A Era Vargas / O Estado Novo
 O Presidente Getúlio Vargas, em discurso proferido em 1934, afirmava:“Ora entre os mais úteis fatores de instrução, de que dispõe o Estado moderno, inscreve-se o cinema. Elemento de cultura, influindo diretamente sobre o raciocínio e a imaginação, ele apura as qualidades de observação, aumenta os cabedais científico e divulga o conhecimento das coisas (...). O cinema será assim o livro das letras luminosas, no qual as nossas populações praieiras e rurais aprenderão a amar o Brasil, acrescendo a confiança nos destinos da Pátria.”
(Vargas, Getúlio. “O cinema nacional elemento de aproximação 
dos habitantes do país. A nova política do Brasil. Rio de Janeiro: 
José Olympio, v. III, s/d. p. 183-9 apud SIMIS, Anita. Estado e cinema 
no Brasil. São Paulo: Annablume, 1996, p. 30.)
Tomando por base a fala de Vargas e o histórico das relações entre o Estado e os meios de comunicação de massa, na História do Brasil do século XX, pode-se afirmar corretamente que esta relação caracterizou-se:
a) na ditadura militar (1964-1985), pela criação do DPDC (Departamento de Propaganda e Difusão Cultural), órgão com as mesmas funções e atribuições do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), surgido durante o Estado Novo.
b) no governo varguista, pela estatização da imprensa, do rádio e do cinema, a fim de controlar a oposição ao poder instituído.
c) no Estado Novo, pela utilização do rádio, do cinema e da imprensa como mecanismo de coesão social e meio de transmissão dos valores estabelecidos pelo Estado.
d) nos governos ditatoriais (militar e varguista), pela adoção de políticas culturais distintas para a cidade e o campo, em decorrência do desnível entre os índices de alfabetização.
e) No governo Vargas, pela valorização do rádio e do cinema como elementos da indústria de entretenimento em detrimento de seu uso em projetos educativos.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2009 – Questão 50
BRASÍLIA - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Ministério da Justiça condenou, ontem, as empresas Roche, Basf e Aventis. Segundo o Cade, essas empresas teriam restringido a oferta e elevado os preços no Brasil das vitaminas...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 10
Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 73
A partir da segunda metade do século XVIII, o número de escravos recém-chegados cresce no Rio e se estabiliza na Bahia. Nenhum lugar servia tão bem à recepção de escravos quanto o Rio de Janeiro. ...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2009 – Questão 22
O gráfico compara as diferentes matrizes de oferta de energia no Brasil, nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no mundo. Analise-o e, em seguida, considere as quatro afirmações seguintes. ...
UNIFESP 2005 – Questão 74
Sobre o processo de industrialização no Brasil, no século passado, é correto afirmar que ...