Base dudow 040 2000 – Questão 34

Ciências Humanas / História / A Era Vargas / O Estado Novo
 O Presidente Getúlio Vargas, em discurso proferido em 1934, afirmava:“Ora entre os mais úteis fatores de instrução, de que dispõe o Estado moderno, inscreve-se o cinema. Elemento de cultura, influindo diretamente sobre o raciocínio e a imaginação, ele apura as qualidades de observação, aumenta os cabedais científico e divulga o conhecimento das coisas (...). O cinema será assim o livro das letras luminosas, no qual as nossas populações praieiras e rurais aprenderão a amar o Brasil, acrescendo a confiança nos destinos da Pátria.”
(Vargas, Getúlio. “O cinema nacional elemento de aproximação 
dos habitantes do país. A nova política do Brasil. Rio de Janeiro: 
José Olympio, v. III, s/d. p. 183-9 apud SIMIS, Anita. Estado e cinema 
no Brasil. São Paulo: Annablume, 1996, p. 30.)
Tomando por base a fala de Vargas e o histórico das relações entre o Estado e os meios de comunicação de massa, na História do Brasil do século XX, pode-se afirmar corretamente que esta relação caracterizou-se:
a) na ditadura militar (1964-1985), pela criação do DPDC (Departamento de Propaganda e Difusão Cultural), órgão com as mesmas funções e atribuições do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), surgido durante o Estado Novo.
b) no governo varguista, pela estatização da imprensa, do rádio e do cinema, a fim de controlar a oposição ao poder instituído.
c) no Estado Novo, pela utilização do rádio, do cinema e da imprensa como mecanismo de coesão social e meio de transmissão dos valores estabelecidos pelo Estado.
d) nos governos ditatoriais (militar e varguista), pela adoção de políticas culturais distintas para a cidade e o campo, em decorrência do desnível entre os índices de alfabetização.
e) No governo Vargas, pela valorização do rádio e do cinema como elementos da indústria de entretenimento em detrimento de seu uso em projetos educativos.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 23
Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus...
UNESP 2008 – Questão 57
As estradas de ferro paulistas dos séculos XIX e XX dirigiam-se para as regiões do interior do estado. Sua importância para o complexo econômico cafeeiro e para o desenvolvimento de São Paulo pode ser vista sob múltiplos aspectos. O cultivo do...
UNESP (julho) 2010 – Questão 45
A 15.ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-15), que aconteceu no mês de dezembro em Copenhague– Dinamarca, foi considerada um fracasso em termos ambientais. “Com a grande expectativa e a presença de muitos chefes de Estado, a COP...
FUVEST 2006 – Questão 51
Durante a industrialização brasileira ocorreram diversas etapas. Inicialmente, verificou-se a presença de indústrias I , devido ao capital acumulado II . Depois, assistiu-se à chamada III . Na década de 1990, houve uma mudança caracterizada pela IV . Assinale a alternativa que completa corretamente a frase. a) b) c) d) e)
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 89
O comércio soube extrair um bom proveito da interatividade própria do meio tecnológico. A possibilidade de se obter um alto desenho do perfil de interesses do usuário, que deverá levar às últimas consequências o princípio da oferta como isca...