Base dudow 040 2000 – Questão 34

Ciências Humanas / História / A Era Vargas / O Estado Novo
 O Presidente Getúlio Vargas, em discurso proferido em 1934, afirmava:“Ora entre os mais úteis fatores de instrução, de que dispõe o Estado moderno, inscreve-se o cinema. Elemento de cultura, influindo diretamente sobre o raciocínio e a imaginação, ele apura as qualidades de observação, aumenta os cabedais científico e divulga o conhecimento das coisas (...). O cinema será assim o livro das letras luminosas, no qual as nossas populações praieiras e rurais aprenderão a amar o Brasil, acrescendo a confiança nos destinos da Pátria.”
(Vargas, Getúlio. “O cinema nacional elemento de aproximação 
dos habitantes do país. A nova política do Brasil. Rio de Janeiro: 
José Olympio, v. III, s/d. p. 183-9 apud SIMIS, Anita. Estado e cinema 
no Brasil. São Paulo: Annablume, 1996, p. 30.)
Tomando por base a fala de Vargas e o histórico das relações entre o Estado e os meios de comunicação de massa, na História do Brasil do século XX, pode-se afirmar corretamente que esta relação caracterizou-se:
a) na ditadura militar (1964-1985), pela criação do DPDC (Departamento de Propaganda e Difusão Cultural), órgão com as mesmas funções e atribuições do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), surgido durante o Estado Novo.
b) no governo varguista, pela estatização da imprensa, do rádio e do cinema, a fim de controlar a oposição ao poder instituído.
c) no Estado Novo, pela utilização do rádio, do cinema e da imprensa como mecanismo de coesão social e meio de transmissão dos valores estabelecidos pelo Estado.
d) nos governos ditatoriais (militar e varguista), pela adoção de políticas culturais distintas para a cidade e o campo, em decorrência do desnível entre os índices de alfabetização.
e) No governo Vargas, pela valorização do rádio e do cinema como elementos da indústria de entretenimento em detrimento de seu uso em projetos educativos.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2009 – Questão 58
Reatores nucleares (por ano de início da construção) ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 10
Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de...
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 29
Atualmente, a China é uma grande parceira comercial do Brasil. No entanto, apontam-se alguns problemas no intercâmbio entre os dois países. Um dos problemas é que nosso país exporta ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 32
Nas duas últimas décadas, a ênfase na eliminação das barreiras nacionais visou, na maior parte das vezes, facilitar a livre circulação do capital. Como resultado dessa dinâmica, tem ocorrido em muitos países o alargamento da condição de...
UFABC 2008 – Questão 56
A população clama por um plano econômico eficaz ...