Base dudow 025 2000 – Questão 8

Ciências da Natureza / Biologia / Bioenergética
A respiração aeróbica se processa em três etapas distintas: Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória, que visam à liberação de energia a partir da quebra de moléculas orgânicas complexas. Assinale a alternativa correta com relação a essas etapas.
 
a) Através da cadeia respiratória, que ocorre nas cristas mitocondriais, há transferência dos hidrogênios transportados pelo NAD e pelo FAD, formando água.
b) Das etapas da respiração, a glicólise é uma rota metabólica que só ocorre nos processos aeróbios, enquanto o ciclo de Krebs ocorre também nos processos anaeróbios.
c) O ciclo de Krebs e a glicólise ocorrem no citoplasma.
d) No ciclo de Krebs, uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico.
e) A utilização de O‚ se dá no citoplasma, durante a glicólise.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 117
Diferentemente da respiração aeróbica, alguns microrganismos realizam processos catabólicos que levam à obtenção de moléculas orgânicas de interesse comercial, conforme ilustrado. O conhecimento dessas vias metabólicas é importante, por...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2022 – Questão 98
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um produto de terapia gênica no país, indicado para o tratamento da distrofia hereditária da retina. O procedimento é recomendado para crianças acima de 12 meses e adultos com perda...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 46
De acordo com as informações dadas no texto, pode-se concluir que I. proteínas são fundamentais para a reprodução de vírus como o causador da AIDS. II. a nanotecnologia poderá vir a ter grande importância para o tratamento do câncer. III. o fulereno , C60, é empregado para inibir a ação dos vírus causadores do câncer. É correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.
ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 28
Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2005 – Questão 2
Determinado medicamento tem o seguinte modo de ação: suas moléculas interagem com uma determinada proteína desestabilizando-a e impedindo-a de exercer sua função como mediadora da síntese de uma molécula de DNA, a partir de um molde de RNA. Este medicamento: a) é um fungicida. b) é um antibiótico com ação sobre alguns tipos de bactérias. c) impede a reprodução de alguns tipos de vírus. d) impede a reprodução de alguns tipos de protozoários. e) inviabiliza a mitose.