Base dudow 024 2000 – Questão 28

Ciências da Natureza / Biologia / Trocas Gasosas e Condução de Seiva / Transporte de Seiva Elaborada
Uma rede para descanso foi estendida entre duas árvores, A e B, e amarrada com arame ao tronco da árvore A e a um galho mais resistente da árvore B. Contudo, devido ao peso dos que se deitavam nela, e devido ao atrito, o arame cortou um círculo em torno da casca do tronco e da casca do galho.
Pode-se dizer que
a) na árvore A houve interrupção do fluxo de seiva bruta, enquanto na árvore B houve interrupção do fluxo de seiva elaborada.
b) na árvore A houve rompimento do floema, o que poderá provocar a morte da árvore. Na árvore B houve rompimento do xilema e não haverá morte do galho.
c) nas árvores A e B houve rompimento do xilema, com consequente interrupção do fluxo descendente de seiva orgânica.
d) nas árvores A e B houve rompimento do floema, com consequente interrupção do fluxo descendente de seiva orgânica.
e) ambas as árvores poderão morrer como consequência da interrupção do fluxo de seiva bruta e seiva elaborada.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2009 – Questão 20
Nos últimos anos, o declínio mundial no número de polinizadores gerou grandes manchetes na agricultura. O colapso das populações de abelhas, que ainda não foi compreendido de maneira completa, atraiu mais atenção, mas existiam, também, de...
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 36
Leia os fragmentos: ...
Base dudow 2000 – Questão 33
Retirar rapidamente o dedo ao espetá-lo num espinho é uma ação comandada pelo sistema nervoso: a) autônomo: nervos simpáticos. b) autônomo: nervos parassimpáticos. c) autônomo:nervos simpáticos e parassimpáticos. d) central: medula. e) central: cérebro.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2009 – Questão 39
A ideia de que uma pequena população de células-tronco malignas pode causar câncer não é exatamente nova. As primeiras pesquisas com células-tronco, nas décadas de 50 e 60 do século passado, tiveram início justamente em tumores. ...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 42
Beber água do mar em excesso pode levar à desidratação porque: a) o excesso de sal ingerido causa diminuição da transpiração e aumento da temperatura. b) o sal ingerido é excretado pela pele e há obstrução das glândulas sudoríparas. c) o aumento da quantidade de sais no organismo provoca diminuição do fluxo sanguíneo. d) os sais ingeridos provocam alteração no processo de digestão dos alimentos. e) o sal ingerido é excretado dissolvido em água.