Base dudow 018 2000 – Questão 59

Ciências Humanas / Geografia / A Formação dos Mercados Regionais: Blocos Econômicos / Principais Blocos
  A proposta de criação da ALCA visa estabelecer uma Área de Livre Comércio do Continente Americano. Entretanto, os Estados Unidos impõem restrições à negociação de centenas de produtos – coincidentes com os que o Brasil comercializa com competitividade – e mantêm os mecanismos de defesa comercial, sobre tarifas e subsídios protecionistas.
A partir dessas considerações, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O livre comércio pressupõe a existência de condições semelhantes entre os negociadores, ou seja, pequenas empresas de países periféricos concorreriam com megacorporações transnacionais.
b) Considerando-se as “vantagens comparativas”, haveria uma divisão internacional estabelecida com base na especialização de cada país, que produziria o que fosse determinado, com um mínimo de custo e maior eficiência.
c) Nessa lógica, o Brasil seria fornecedor de bens com baixo valor agregado e não investiria no desenvolvimento tecnológico,  importando os produtos mais sofisticados e consolidando a situação de subdesenvolvimento.
d) O livre comércio é compreendido como o mecanismo mais eficiente para a transferência de renda e tecnologia dos países centrais para os países periféricos latino-americanos, melhorando a qualidade de vida de sua população. 
e) é composto por 34 países americanos, na prática os mesmos que integram a Organização dos Estados Americanos, exceto Cuba.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 43
A geopolítica no continente americano sofreu mudanças consideráveis na década atual, modificando projetos institucionais que visavam maior influência econômica dos Estados Unidos. Como contraponto a essas iniciativas, o governo da Venezuela...
FGV Economia 2010 – Questão 73
Analise o gráfico. ...
Base dudow 2000 – Questão 60
Existem basicamente três tipos de indústrias, sendo que um deles é indispensável para o desenvolvimento econômico de uma nação, na medida em que, além de lhe conferir autonomia econômica, incentiva a pesquisa científica e tecnológica e forma mão-de-obra especializada. Os dados referem-se à indústrias de bens. Assinale a alternativa correta. a) de capital. b) de consumo. c) duráveis. d) intermediários. e) não-duráveis.
Base dudow 2000 – Questão 45
País peninsular da Europa. Velha potência colonial que não conseguiu uma atividade industrial de destaque ao longo de sua história. Atualmente enfrenta problemas de decréscimo demográfico e carência de fontes de energia. Suas atividades econômicas são predominantemente rurais com destaque da produção vinícola, tendo na pesca e no turismo duas outras grandes fontes de renda. Trata-se de: a) Itália b) Portugal c) Iugoslávia d) França e) Turquia
Base dudow 2000 – Questão 13
Considerando-se a dinâmica da economia brasileira no decorrer do Período Imperial é correto afirmar que:a) o negócio açucareiro, embora decadente, permaneceu importante o suficiente para fornecer capitais para a industrialização da Região...