Base dudow 009 2000 – Questão 4

Linguagens / Literatura / Comparações - Obras, estilos, autores e outros
Sobre a produção literária  brasileira no contexto da ditadura militar,  leia as seguintes afirmações: 
I. Os autores desse período, no anseio por exprimir o dilaceramento da sociedade brasileira decorrente da ditadura militar e conscientes da incapacidade de representar o mundo como um todo, encontraram na fragmentação da narrativa, na colagem, na montagem, no empréstimo de recursos de outras linguagens (cinema, propaganda etc.) as respostas estéticas necessárias para este momento tão complexo.
II. São exemplos dessa produção as obras: Incidente em Antares (Erico Verissimo); Quarup (Antonio Callado) e O que é isso companheiro? (Fernando Sabino)
III. Com a promulgação do AI-5 e o estabelecimento da censura prévia, os autores se encontraram em uma situação extremamente difícil e por isso a produção literária desse  período foi praticamente nula, salvo por algumas raras exceções como é o caso de Gregório de Matos, conhecido como “Boca do Inferno” exatamente por denunciar as perversidades praticadas pelos militares no Brasil. 
Quais estão corretas?
a) I
b) I e II
c) I, II e III
d) I e III
e) II 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 14
A obra de Murilo Rubião é marcada pela presença de cenas insólitas, que fazem emergir uma realidade fantástica, como exemplificam todas as passagens abaixo, extraídas de Teleco, o coelhinho, EXCETO: ...
Base dudow 2000 – Questão 11
Considere as afirmações abaixo. ...
Base dudow 2000 – Questão 31
Observe os textos abaixo: ...
Base dudow 2000 – Questão 29
Dom Casmurro é narrado em estilo de memórias: quem conta a história é o protagonista, que evoca seu próprio passado. Outra conhecida obra da literatura brasileira, relatando as memórias da personagem principal, NÃO tem como narrador o...
Base dudow 2000 – Questão 7
É correto afirmar que, a partir da crítica que o amigo lhe dirige, o narrador cronista: a) sente-se obrigado a escrever sobre assuntos exigidos pelo público; b) reflete sobre a oposição entre literatura e realidade; c) reflete sobre diversos aspectos da realidade e sua representação na literatura; d) defende a posição de que a literatura não deve ocupar-se com problemas sociais; e) sente que deve mudar seus temas, pois sua escrita não está acompanhando os novos tempos.