Base dudow 003 2000 – Questão 51

Linguagens / Português / Estrutura e Formação das Palavras / Estrutura Mórfica
O homem e as diferenças
      O homem nunca soube conviver  com as diferenças. Sua primeira reação é rejeitar aquilo que não reconhece em si mesmo. A história está cheia de exemplos dessa intolerância.
     Por causa do preconceito e do racismo, bilhões de pessoas já sofreram e morreram. Os colonizadores europeus, por  exemplo, se apropriavam da terra e dos recursos de outros países da África, Ásia, América e Austrália. 
Dominavam os nativos e se impunham pela força. Aprisionaram milhões de africanos e os venderam como mão-de-obra barata, uma escravidão que só foi abolida no século XIX. Mesmo recentemente, os negros sul-africanos eram dominados, sob o apartheid, por brancos descendentes dos colonizadores europeus. E, durante as décadas de 30 e 40, os nazistas alemães perseguiram e assassinaram seis milhões de judeus nos campos de concentração. Depois da divisão da  Iugoslávia, milhares foram mortos em conflitos raciais e há milhões de refugiados. Em Ruanda, na África, um milhão de pessoas morreram na luta racial pelo poder. Na Bósnia e em outros países a “limpeza étnica” é  responsável pela morte de milhares de pessoas. Hoje, o racismo é mais discutido do que no passado. Mas ainda é um problema grave, que afeta toda a sociedade.
         A história nos ajuda a aprender com os erros do passado. Infelizmente, isso nem sempre acontece. Todos nós vivemos hoje em sociedades mistas, compostas de diferentes raças, culturas e crenças. Já chegamos a seis bilhões de pessoas no mundo, em mais de 200 países. Essa diversidade enriquece nossas vidas e muitos acreditam que ela existe para ser compartilhada. Alguns, no entanto, a utilizam como desculpa para tratar determinadas pessoas como se fossem inferiores.
          Os racistas não veem as pessoas como indivíduos, mas como membros de um grupo contra o qual têm preconceito. Eles generalizam essas pessoas  com o mesmo estereótipo, geralmente muito negativo. É como dizer que todos os meninos jogam futebol ou que todas as meninas brincam de bonecas.
Em “Hoje, o racismo é mais discutido do que no passado. Mas ainda é um problema grave que afeta toda a sociedade”, os elementos mórficos destacados são classificados, respectivamente, como:
a) desinência nominal de gênero; radical; desinência nominal de número.
b) vogal temática; desinência nominal de gênero; desinência modo-temporal.
c) desinência nominal de número; radical; desinência número-pessoal.
d) vogal temática; radical; vogal temática.
e) desinência nominal de gênero; tema; vogal temática.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 17
Como é bom reencontrar os leitores da Revista da Cultura por meio de uma publicação com outro visual, conteúdo de qualidade e interesses ampliados! ]cultura[, este nome simples, e eu diria mesmo familiar, nasce entre dois colchetes voltados para...
Base dudow 2000 – Questão 48
Assinale a alternativa que está estruturada de acordo com a norma culta. ...
Base dudow 2000 – Questão 6
Veja estas duas frases. A diferença não é onde você navega. É com quem você navega. O termo que as uniria em um único período, dando-lhes sentido adversativo é: a) portanto. b) quando. c) todavia. d) comumente e) especificamente
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 121
De domingo ...
FGV Economia 2011 – Questão 129
A construção "não duvida que aliens existem" exige, de acordo com a norma-padrão da língua, o uso de um modo verbal distinto do utilizado em "existem". O modo verbal adequado para essa construção e a forma devidamente flexionada são, respectivamente, a) imperativo – existissem b) subjuntivo – existam c) indicativo – existiriam d) subjuntivo – existirão e) imperativo – existam