Base dudow 002 2000 – Questão 56

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Educação é algo bem mais amplo do que escola.  Começa em casa, onde precisam ser dadas as  primeiras informações sobre o mundo, noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida pública, nem  sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem  salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito. 
Estamos tristemente carentes de bons modelos, e o sucesso da visita do papa também fala disso: além do fator religião, milhares foram em busca de uma figura paternal admirável, que lhes desse esperança de que retidão, dignidade, incorruptibilidade, ainda existem.
(Lya Luft, A educação possível.
Veja, 23.05.2007)
 
É correto afirmar que o texto
a) critica a falta de educação pública básica, prejudicada pela falta de recursos, já que estes são usados para conceder aumentos a políticos.
b) prega a necessidade de pessoas de vida pública servirem de exemplo, como os professores, que, apesar de receberem salários humilhantes, educam.
c) entende educação em sentido lato, defendendo a tese de que as gerações se educam no modelo religioso do papa.
d) discute a necessidade de pessoas públicas avaliarem os efeitos de suas condutas, pois estas acabam por incutir padrões sociais, nem sempre desejáveis.
e) condena a atitude passiva das pessoas que buscam referências de comportamento em artistas, líderes e autoridades.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 110
Os que fiam e tecem unem e ordenam materiais dispersos que, de outro modo, seriam vãos ou quase. Pertencem à mesma linhagem FIANDEIRA CARNEIRO FUSO LÃ dos geômetras, estabelecem leis e pontos de união para o desuno. Antes do fuso, da roca, do...
FGV Administração 2011 – Questão 28
Considerando-se tanto o contexto histórico em que surge O Ateneu quanto as opções políticas de seu autor, conclui-se que a crítica áspera proferida pelo locutor do trecho dirige-se, finalmente, a) a D. Pedro I. b) ao Barão de Mauá. c) a D. Pedro II. d) ao Duque de Caxias. e) a Floriano Peixoto.
UFABC 2009 – Questão 27
Assinale a alternativa correta. ...
Base dudow 2000 – Questão 66
Assinale a alternativa correta de acordo com o texto. ...
Base dudow 2000 – Questão 26
A Música da Morte, a nebulosa, ...