Base dudow 002 2000 – Questão 56

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Educação é algo bem mais amplo do que escola.  Começa em casa, onde precisam ser dadas as  primeiras informações sobre o mundo, noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida pública, nem  sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem  salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito. 
Estamos tristemente carentes de bons modelos, e o sucesso da visita do papa também fala disso: além do fator religião, milhares foram em busca de uma figura paternal admirável, que lhes desse esperança de que retidão, dignidade, incorruptibilidade, ainda existem.
(Lya Luft, A educação possível.
Veja, 23.05.2007)
 
É correto afirmar que o texto
a) critica a falta de educação pública básica, prejudicada pela falta de recursos, já que estes são usados para conceder aumentos a políticos.
b) prega a necessidade de pessoas de vida pública servirem de exemplo, como os professores, que, apesar de receberem salários humilhantes, educam.
c) entende educação em sentido lato, defendendo a tese de que as gerações se educam no modelo religioso do papa.
d) discute a necessidade de pessoas públicas avaliarem os efeitos de suas condutas, pois estas acabam por incutir padrões sociais, nem sempre desejáveis.
e) condena a atitude passiva das pessoas que buscam referências de comportamento em artistas, líderes e autoridades.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2005 – Questão 9
As dimensões continentais do Brasil são objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema: ...
UNESP 2012 – Questão 3
Considerando que o último parágrafo do fragmento representa uma ironia do cronista, seu significado contextual é: a) Portugal vai muito bem, apesar de seus maus governantes. b) A alternância dos grupos no poder faz bem ao país. c) O país experimenta um progresso vertiginoso. d) O país vai mal em todos os sentidos. e) Portugal não se importa com seus políticos.
Base dudow 2000 – Questão 31
Assinale a alternativa em que apareça predicado verbo-nominal. a) A chuva permanecia calma. b) Os meninos saíram do cinema calados. c) A chuvarada assustou os habitantes da vila. d) Toninho ficou satisfeito. e) Os candidatos estavam preocupados.
UERJ 2011 – Questão 11
Desde então procuro descascar fatos, aqui sentado à mesa da sala de jantar (ref.2) Na sentença acima, o processo metafórico se concentra no verbo “descascar”. No contexto, a metáfora expressa em “descascar” tem o seguinte significado: a) reduzir. b) denunciar. c) argumentar. d) compreender.
UNESP (julho) 2012 – Questão 17
Os autores do estudo não deram entrevista. ...