Base dudow 002 2000 – Questão 53

Linguagens / Literatura / Comparações - Obras, estilos, autores e outros / Diferentes escolas literárias


Congresso internacional do medo
Provisoriamente não cantaremos o amor,  que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio, porque esse não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte, depois morreremos de medo e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.
Carlos Drummond de Andrade. Reunião. 1980.
A associação da charge de Glauco ao texto de Drummond baseia-se na constatação de que
a) ambos assumem conteúdo humorístico, embora o poema disfarce essa opção.
b) ambos defendem ideologias divergentes segundo um ponto de vista social.
c) a charge afasta interpretações críticas, enquanto o poema as assume claramente.
d) ambos abordam temáticas análogas, dando-lhes tratamento estilístico diverso.
e) a charge sugere um conteúdo social e político que o texto não aborda.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2009 – Questão 12
Estas duas falas serviriam de exemplos para a seguinte afirmação presente no texto Juventude e participação, de Luís de La Mora: a) “Existem parcelas da população passivas (e entre elas há jovens e também adultos)” b) “devemos analisar a questão por partes” c) “tem épocas em que a proporção de jovens ativos se amplia e em outras épocas diminui” d) “Não muda o caminho, muda a forma de caminhar”
Base dudow 2000 – Questão 40
Minh'alma é triste como a rola aflita ...
UERJ 2009 – Questão 11
De toda essa embrulhada o pensamento dele sacou bem clarinha uma luz A luz do pensamento final do personagem revela-se libertadora, pois permite ao herói superar a seguinte dificuldade expressa no texto: a) “A inteligência do herói estava muito perturbada.” b) “Tomou-o um respeito cheio de inveja por essa deusa” c) “Mas as três cunhãs deram muitas risadas” d) “Não concluiu mais nada porque inda não estava acostumado com discursos”
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 18
“Certa hora da tarde era mais perigosa.” De acordo com o texto, essa informação deve ser entendida como ...
UNESP 2017 – Questão 2
O humor presente na crônica decorre, entre outros fatores, do fato de o cronista a) debruçar-se sobre um antigo anúncio de besta desaparecida. b) esforçar-se por ocultar a condição rural do autor do anúncio. c) duvidar de que o autor do anúncio seja mesmo João Alves. d) empregar o termo “besta” em sentido também metafórico. e) acreditar na possibilidade de se recuperar a besta de João Alves.