Base dudow 002 2000 – Questão 13

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
- Haveis de entender, começou ele, que a virtude e o saber têm duas existências paralelas, uma no sujeito que as possui, outra no espírito dos que o ouvem ou contemplam. Se puserdes as mais sublimes virtudes e os mais profundos conhecimentos em um sujeito solitário, remoto de todo contato com outros homens é como se eles não existissem. Os frutos de uma laranjeira, se ninguém os gostar, valem tanto como as urzes e plantas bravias, e, se ninguém os vir, não valem nada; ou, por outras palavras mais enérgicas, não há espetáculo sem espectador. Um dia, estando a cuidar nestas coisas, considerei que, para o fim de alumiar um pouco o entendimento, tinha consumido os meus longos anos, e, aliás, nada chegaria a valer sem a existência de outros homens que me vissem e honrassem; então cogitei se não haveria um modo de obter o mesmo efeito, poupando tais trabalhos, e esse dia posso agora dizer que foi o da regeneração dos homens, pois me deu a doutrina salvadora.
(Machado de Assis, O segredo do bonzo)

De acordo com o texto,
a) os homens que sabem ouvir e contemplar tornam-se sábios e virtuosos.
b) a virtude e o saber adquirem existência quando compartilhados pelos homens.
c) a virtude e o saber existem no espírito do homem que consegue perceber a dualidade da existência.
d) a virtude e o saber, por terem realidades paralelas, devem ser conquistados individualmente.
e) o homem sábio e virtuoso, para iluminar-se, deve buscar uma vida isolada e contemplativa.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 62
Este texto, comparado com as informações do 1.º parágrafo de "Histórias das três batalhas de Rosario", deixa evidente que a) o Brasil nunca desejou vencer a Argentina. b) o Brasil venceu, mas antes perdeu duas batalhas. c) a vitória não pode ser comparada a uma batalha. d) o desejo verbalizado naquele texto se concretizou. e) a Argentina continua na vantagem em relação às batalhas.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 133
Na novela Um Copo de Cólera, o autor lança mão de recursos estilísticos e expressivos típicos da literatura produzida na década de 70 do século passado no Brasil, que, nas palavras do crítico Antonio Candido, aliam “vanguarda estética e...
UNESP 2010 – Questão 14
O encerramento enfático do último verso se reforça estruturalmente no poema pelo fato de criar uma relação de paralelismo sintático e de oposição de sentido com outro verso do poema. Aponte esse verso: a) Verso 2. b) Verso 4. c) Verso 6. d) Verso 8. e) Verso 11.
Base dudow 2000 – Questão 48
No voo do instante, ele sentiu uma coisinha caindo em seu coração, e adivinhou que era tarde, que nada mais adiantava. ...
Base dudow 2000 – Questão 55
"Não faças versos sobre acontecimentos. / Não há criação na morte perante a poesia / Diante dela, a vida é um sol estático, / Não aquece nem ilumina." Uma das constantes na obra poética de Drummond é: a) Louvação do homem social. b) Negativismo absoluto. c) violação e desintegração da palavra. d) questionamento da própria poesia. e) Melancolia frente aos obstáculos da vida.