Base dudow 001 2000 – Questão 13

Linguagens / Português / Período Composto – Conjunção e Elementos Coesivos / Elementos Coesivos
A torre de controle de voos de São José dos Campos (SP) autorizou os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, a voar na altitude de 37 mil pés até o aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, apesar de essa altitude, onde estava o Boeing-737 da Gol atingido e derrubado no choque com jato da Embraer, ter se tornado “contramão” na rota após Brasília.
Esse foi o primeiro de uma sucessão de erros que geraram o choque, em 29 de setembro, matando 154 pessoas. Depois disso, houve falha na comunicação entre o Legacy e o Cindacta-1 (centro de controle de tráfego aéreo de Brasília), o transponder (que alertaria o sistema anti-colisão do Boeing) não estava funcionando no Legacy e o avião da Gol não foi alertado para o risco.
(Folha de S. Paulo, 02/11/06)

Entender a função e os sentidos das palavras responsáveis pela coesão em um texto é essencial para a sua compreensão. No primeiro parágrafo do texto, você encontra o trecho “apesar de essa altitude, onde estava o Boeing-737 da Gol atingido e derrubado no choque com o jato da Embraer, tem se tornado contramão na rota após Brasília”. Em relação ao uso de apesar e de onde, é adequado afirmar que:
a) enquanto apesar indica finalidade em relação ao fato expresso na oração anterior, onde se refere à torre de controle de voos.
b) enquanto apesar indica consequência em relação ao fato expresso na oração anterior, onde se refere ao Aeroporto Eduardo Gomes.
c) enquanto apesar indica concessão em relação ao fato expresso na oração anterior, onde se refere à altitude de 37 mil pés.
d) enquanto apesar indica condição em relação ao fato expresso na oração anterior, onde se refere ao Centro de Controle de Tráfego Aéreo em Brasília.
e) enquanto apesar indica proporção em relação ao fato expresso na oração anterior, onde se refere à Embraer.

 

 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 25
"COMO NINGUÉM RECLAMASSE, o juiz não marcou pênalti." A oração em destaque é: a) Oração Subordinada Adverbial Consecutiva b) Oração Subordinada Adverbial Final c) Oração Subordinada Adverbial Temporal d) Oração Subordinada Adverbial Conformativa e) Oração Subordinada Adverbial Causal
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 24
No texto, o substantivo palavrão, ainda que se mostre flexionado em grau, não reporta à idéia de tamanho. Tal emprego também se verifica em: ...
Base dudow 2000 – Questão 61
Observe o verbo que se repete: "aspirou o ar" e "aspirou à glória". Tal verbo: ...
Base dudow 2000 – Questão 74
(CESCEA) I. Correm..................... aos processos vários documentos. II. Lucinha, você está........... resfriada. III. É........................... entrada a pessoas estranhas. a) anexo – meio – proibida b) anexos – meio – proibido c) anexos – meia – proibida d) anexos – meia – proibido e) anexo – meia - proibida
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 15
Alegria, alegria ...