Albert Einstein 2020 – Questão 18

Ciências Humanas / História
A charge intitulada “O espeto obrigatório”, publicada em1904, contextualiza a vacinação da população,
 
(https://acervo.estadao.com.br)
 
A charge
a) ironiza a campanha de vacinação obrigatória em massa, parte do projeto de regeneração e do esforço de saneamento e transformação urbana da capital brasileira.
b) destaca a contradição entre a obrigatoriedade da vacinação e o acelerado processo de redemocratização política e social por que o país passava.
c) satiriza a desinformação da população da capital brasileira, que temia os efeitos da vacinação obrigatória contra o sarampo, determinada pelo governo federal.
d) reconhece as contraindicações e os riscos que a vacinação obrigatória poderia representar num período em que inexistiam estudos científicos sobre a prevenção de doenças.
e) celebra a iniciativa da prefeitura da capital brasileira de implantar um amplo programa de vacinação obrigatória da população pobre para conter o surto de malária.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 41
O quadro apresenta: ...
ENEM 2006 – Questão 18
Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol. ...
ENEM 3ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 13
Enquanto o pensamento de Santo Agostinho representa o desenvolvimento de uma filosofia cristã inspirada em Platão, o pensamento de São Tomás reabilita a filosofia de Aristóteles — até então vista sob suspeita pela Igreja —, mostrando ser...
UEL 2009 – Questão 23
Texto ...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 7
O número de votantes potenciais em 1872 era de 1097 698, o que correspondia a 10,8% da população total. Esse número poderia chegar a 13%, quando separamos os escravos dos demais indivíduos. Em 1886, cinco anos depois de a Lei Saraiva ter sido...