Albert Einstein 2018 – Questão 44

Linguagens / Literatura
Jacinto, personagem de A Cidade e as Serras, deixa Paris e vai para Tormes, em Portugal. Lá vive em contato com o campo, em uma quinta herdada de seus ancestrais. Sua presença desperta curiosidade e suas ações contribuem para
a) ser considerado a reencarnação de D. Sebastião, que era aguardado por todos e que chegaria envolto em denso nevoeiro.
b) ser chamado de “o pai dos pobres”, devido às reformas e às benfeitorias nas casas dos rendeiros e ao atendimento dispensado à melhoria de condições de vida de seus empregados.
c) revelá-lo como miguelista, da facção opressora do povo português, e de esconder em sua casa a pessoa de D. Miguel, sob o disfarce de um criado.
d) viver a experiência da natureza que tanto amava e de adquirir conhecimento de agricultura no trabalho diuturno da terra.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 36
“Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos...
Base dudow 2000 – Questão 39
Qual é a incorreta com relação à obra de Aluísio Azevedo: a) O Cortiço, Casa de Pensão e O Mulato constituem sua grande trilogia naturalista. b) ao lado dos romances naturalistas, escreveu obras de cunho romântico, nas quais faz concessões ao gosto do público. c) jamais se realizou dentro dos moldes naturalistas. d) foi crítico impiedoso da sociedade da época. e) investiu contra os preconceitos de qualquer natureza.
Albert Einstein 2017 – Questão 48
Segundo o texto, as causas que estão na base da violência à saúde ...
Albert Einstein 2016 – Questão 35
Ode no Cinquentenário do Poeta Brasileiro ...
FGV 2017 – Questão 25
A numerosa presença de pessoas vivendo na condição de agregados, referida pelo narrador, na sociedade representada no romance, deve-se, de modo mais geral, ...