Albert Einstein 2017 – Questão 43

Linguagens / Literatura
Uma Reflexão imoral
 
Ocorre-me uma reflexão imoral, que é ao mesmo tempo uma correção de estilo. Cuido haver dito, no capítulo 14, que Marcela morria de amores pelo Xavier. Não morria, vivia. Viver não é a mesma coisa que morrer; assim o afirmam todos os joalheiros desse mundo, gente muito vista na gramática. Bons joalheiros, que seria do amor se não fossem os vossos dixes e fiados? Um terço ou um quinto do universal comércio dos corações. Esta é a reflexão imoral que eu pretendia fazer, a qual é ainda mais obscura do que imoral, porque não se entende bem o que eu quero dizer. O que eu quero dizer é que a mais bela testa do mundo não fica menos bela, se a cingir um diadema de pedras finas; nem menos bela, nem menos amada. Marcela, por exemplo, que era bem bonita, Marcela amou-me... (...) Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.
 
Do texto em pauta, integrante do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, É ERRADO entender que
a) há nele um segundo sentido em relação ao que parece ser que se esconde atrás da linguagem e das atitudes.
b) há uma ironia que perpassa o texto, e que faz dos joalheiros os garantidores do universal comércio dos corações.
c) exemplifica, no amor de Marcela pelo narrador, a veracidade da reflexão imoral apresentada.
d) chama de reflexão imoral e obscura porque não se faz entender nem no âmbito da linguagem nem no da interpretação dos sentimentos de Marcela.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 133
Desencaixotando Machado: a crônica está no detalhe, no mínimo, no escondido, naquilo que aos olhos comuns pode não significar nada, mas, uma palavra daqui, “uma reminiscência clássica” dali, e coloca-se de pé uma obra delicada de...
UNESP 2025 – Questão 10
Depreende-se dos trechos “A poesia anda oculta nos cipós maliciosos da sabedoria. Nas lianas da saudade universitária.” (3o parágrafo) e “A língua sem arcaísmos, sem erudição.” (4o parágrafo) uma oposição sistemática de Oswald de Andrade, sobretudo, à poesia a) naturalista. b) barroca. c) parnasiana. d) romântica. e) clássica.
Base dudow 2000 – Questão 3
No romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, a sintonia com os ideais naturalistas é acentuada pela seguinte característica básica da história. a) O personagem sobrepõe-se ao ambiente. b) O psicológico sobrepõe-se ao social. c) O trabalho sobrepõe-se ao capital. d) A força sobrepõe-se à razão. e) O coletivo sobrepõe-se ao individual.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 18
“Certa hora da tarde era mais perigosa.” De acordo com o texto, essa informação deve ser entendida como ...
FUVEST 2010 – Questão 32
Inimigo da riqueza e do trabalho, amigo das festas, da música, do corpo das cabrochas. Malandro. Armador de fuzuês. Jogador de capoeira navalhista, ladrão quando se fizer preciso. ...