UVV - Med 2021 – Questão 21

Ciências da Natureza / Biologia
O sistema circulatório desempenha a função de transportar oxigênio e nutrientes do local de sua captação para todas as células e retornar com as substâncias tóxicas para eliminação do organismo. Nos animais mais simples, as trocas são realizadas diretamente no meio em que vivem, enquanto que nos vertebrados, o sistema circulatório é fechado e apresenta um coração que promove o transporte das substâncias.
Disponível em: Lopes, Sônia; Rosso, Sergio. Bio. p 640-643, 2013. Adaptado.


Considere seus conhecimentos sobre anatomia e fisiologia comparada e assinale a alternativa correta.
a) Em peixes ósseos, o coração apresenta quatro cavidades, átrios e ventrículos e a cada volta pelo corpo, o sangue passa uma única vez pelo coração.
b) Todos os vertebrados tetrápodes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, apresentam uma tripla circulação, ou seja, pulmonar e sistêmica, e o sangue passa três vezes pelo coração em uma volta completa pelo corpo.
c) O coração dos anfíbios apresenta três cavidades, dois átrios e um ventrículo, com circulação incompleta devido à mistura do sangue arterial com o venoso no ventrículo, em pequena quantidade devido às cristas musculares.
d) Nas aves e nos mamíferos, o coração apresenta quatro câmaras distintas: dois átrios e dois ventrículos, com a diferença de que nas aves a curvatura da aorta (crossa) é dirigida para a esquerda, enquanto que, nos mamíferos, é para a direita.
e) As quatro câmaras do coração de aves e mamíferos não permitem a mistura do sangue arterial e venoso, o que define a circulação completa, sendo a metade direita do coração atravessada exclusivamente por sangue arterial e a esquerda, por sangue venoso.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2003 – Questão 29
Os esquemas mostram os planos básicos dos circuitos cardiovasculares de dois vertebrados. I e II pertencem, respectivamente, a a) ave e mamífero. b) réptil e ave. c) peixe e réptil. d) peixe e anfíbio. e) anfíbio e réptil.
UNESP 2019 – Questão 68
Aristóteles procurou explicar os fenômenos naturais a partir de argumentos teleológicos. A palavra teleologia provém de dois termos gregos, telos (fim, meta,propósito) e logos (razão, explicação), ou seja, uma “razão de algo em função de...
UFPR 2016 – Questão 67
As mudanças climáticas têm desencadeado processos de aclimatação em comunidades de plantas. Em comunidades não aclimatadas, quando não há outros fatores limitantes, a taxa dos processos biológicos (por exemplo, fotossíntese e respiração)...
FAMERP 2016 – Questão 19
A distrofia muscular do tipo Duchenne é uma doença determinada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X. Ela causa degeneração progressiva dos músculos esqueléticos. Júlia, que tem pais normais e um irmão com essa distrofia, casa-se com Pedro. A genealogia ilustra essas informações. A probabilidade de Júlia gerar uma criança com distrofia muscular será de a) 1/4. b) 1/2. c) 1/8. d) 1/6. e) 1/16.
UNICAMP 2023 – Questão 40
Com o uso de biotecnologia, pesquisadores podem ligar a GFP a outras proteínas de interesse, antes invisíveis. Assim, esse marcador brilhante permite a observação dos movimentos, das posições e das interações das proteínas marcadas. A figura...