UNITAU 2020 – Questão 11

Ciências Humanas / História
forçaram a nobreza patrícia a lhes conceder acesso a um dos cargos a partir de 366 a. C.; apesar disso, só duzentos anos depois, no ano de 172 a. C., ambos os cônsules, pela primeira vez, foram plebeus. Esta lenta mudança levou a uma amplificação da composição do próprio Senado, uma vez que os antigos cônsules automaticamente tornavam-se senadores. O resultado foi a formação social de uma nobreza mais extensa, incluindo famílias patrícias e plebeias, em vez da derrubada do próprio sistema aristocrático, como tinha acontecido na época dos tiranos na Grécia. [...] A luta das classes mais pobres sempre fora conduzida por plebeus enriquecidos, que defendiam a causa popular para promover seus próprios interesses adventícios – e isso continuou verdadeiro até mesmo depois que os novos ricos ganharam acesso às fileiras da própria classe senatorial”.
ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. 4 ed.
São Paulo: Editora Brasiliense, 1992. p. 52-53.

A expansão de Roma durante o período da República acirrou as tensões entre plebeus e patrícios. A reinvindicação dos plebeus por direitos e participação no Senado recebia a oposição dos patrícios, porém de forma insuficiente para preservar a sua exclusividade nos cargos da República. O acesso dos plebeus ao Senado foi consequência das lutas com a nobreza patrícia.
Sobre esse tema, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o resultado da participação dos plebeus no Senado de Roma.
a) A participação de plebeus no Senado transformou o governo oligárquico de Roma, pois implicou a redução do poder da nobreza, ao promover o poder dos plebeus sobre os patrícios.
b) A participação de plebeus no Senado alterou o governo oligárquico de Roma, pois possibilitou a aprovação de leis que reduziram as diferenças econômicas e políticas entre pobres e ricos.
c) A participação de plebeus no Senado foi um recurso para comprometer toda a população com a transição para o governo monárquico, pois tornava mais fácil a escolha do imperador de Roma.
d) A participação de plebeus no Senado não alterou o governo oligárquico de Roma, pois resultou na formação de uma nobreza mais extensa, ao associar patrícios e plebeus.
e) A participação de plebeus no Senado alterou o governo oligárquico de Roma, pois possibilitou o início das conquistas militares e a escravização das populações conquistadas.

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - História 2011 – Questão 8
Leia o texto abaixo. ...
UERJ 2019 – Questão 56
Entre 1967 e 1968, com destaque para o ano de 1968, ocorreram em vários países movimentos de contestação de grandes proporções e com motivações variadas, como retratado nas fotos. Um dos aspectos comuns entre esses movimentos foi: ...
UNESP 2023 – Questão 58
Também conhecidas como Organizações Intergovernamentais, essas instituições são criadas por países (Estados soberanos), regidas por tratados, que buscam por meio da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos...
FAMEMA 2017 – Questão 22
...
UFPR 2020 – Questão 19
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foram constituídas zonas de influência geopolítica caracterizadas pela hegemonia ostentada por duas superpotências econômicas e militares que emergiram do conflito: Estados Unidos e União Soviética. Sobre o...